Protetor Solar x Bloqueador Solar: Qual é a diferença?

Empresa americana lança protetor solar para beber
Empresa americana lança protetor solar para beber

Por mais que te lembrem diariamente o quão necessário é proteger o seu corpo contra as ações maléficas dos radicais livres, como, por exemplo, o sol, nem sempre você se lembra de aplicar um protetor solar ou um bloqueador solar na pele, não é mesmo? Também há quem faça apenas uma aplicação diária do produto escolhido ao invés de retocar de três em três horas. O sol libera toxinas no meio ambiente, pois as mesmas não são absorvidas pela camada de ozônio, indo parar na superfície da sua pele. Mas, qual é a diferença entre protetor solar e bloqueador solar?

Protetor Solar

Na hora de proteger o seu corpo contra as radiações solares, é necessário aplicar um protetor solar, produto que impede a pele exposta ao sol de se bronzear e de se queimar, o que causa sintomas como vermelhidão, descamação, mudança de tonalidade da pele e ardência. Mas, a falta de aplicação de um protetor solar vai mais além destes sintomas e pode provocar câncer de pele ou envelhecimento precoce, acelerando a aparição da flacidez corporal, das rugas no rosto e das linhas de expressão no rosto. Os ativos químicos presentes no protetor solar impedem as toxinas liberadas pelo sol no meio ambiente de causarem estes danos à superfície da pele, pois tais toxinas não são absorvidas pela camada de ozônio e chegam ao ar que você respira intactas. Na hora de escolher um protetor solar, é necessário observar bem as embalagens para saber o tipo de proteção que você está comprando. Existem dois tipos de radiações solares, que são o UVA e o UVB, que provocam sintomas diferentes. Algumas marcas de protetores solares podem oferecer apenas proteção contra um dos tipos de radiações solares, então, é mais benéfico para a sua saúde buscar uma opção que oferece dupla prevenção. Quando você se expõe ao sol por mais de 12 minutos, a radiação UVA faz o seu corpo começar a se bronzear, enquanto que a radiação UVB, neste mesmo espaçamento de tempo, faz o seu corpo começar a se queimar, tanto diretamente no sol quanto no mormaço da sombra.

Bloqueador Solar

Ao se expor no sol por mais de 12 minutos, a sua pele começa a se bronzear e a se queimar quando não há aplicação do protetor solar. Quando você aplica protetor solar no seu corpo, este tempo é adiado de acordo com o FPS – Fator de Proteção Solar que você adquiriu. No caso de um protetor solar com FPS 10, número que indica a quantidade de tempo a mais que o protetor solar oferece proteção, a prevenção passa a durar cerca de duas horas. Mas, isso não significa que haverá 100% de proteção. Para uma prevenção mais bem potente, evitando qualquer modificação da tonalidade ou da estrutura da sua pele, deve-se usar o bloqueador solar, que possui outros ativos químicos em sua composição. Assim como o protetor solar, o bloqueador solar oferece proteção contra dois tipos de radiações solares, que são o UVA e o UVB, responsáveis pelo bronzeamento e pela queimação. Algumas marcas de bloqueadores solares podem oferecer apenas proteção contra um dos tipos de radiações solares, então, é mais benéfico para a sua saúde buscar uma opção que oferece dupla prevenção. Por conseguir bloquear até mesmo os poros da sua pele, o bloqueador solar é ideal para peles muito brancas que ficam facilmente vermelhas e para peles negras que são mais sensíveis. Mas, o bloqueador solar também é ideal para as mulheres que resolvem fazer procedimentos estéticos, como, por exemplo, o peeling, a depilação com laser, a depilação com luz pulsada, o laser fracionado e a micropigmentação.

Protetor Solar x Bloqueador Solar: Qual é a diferença?
3.7 (74.29%) 7 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. Excelente explicação sobre as diferenças entre protetor solar e bloqueador solar. As vezes confunde-se pensando que é a mesma coisa mas não é.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.