Conheça os tipos de óleos faciais

sono óleo

Você sabia que o seu rosto extremamente oleoso, daqueles que fica brilhando o dia todo e não segura nenhuma maquiagem, pode ser tratado com óleos faciais vegetais? Isso mesmo! Os ativos vegetais, provenientes do extrato de flores, frutas, plantas e raízes, são capazes de controlar e tratar o problema da oleosidade, evitando assim o aspecto brilhoso e seboso. Ocorre que os óleos vegetais possuem funções anti-inflamatórias, hidratantes e nutritivas. Os mesmos são diferentes dos óleos minerais, derivados do petróleo, que são impossíveis de serem utilizados na região facial por causa da produção de brilho, oleosidade e sebo. Quer saber mais?

Alguns ingredientes dos óleos faciais vegetais são o argan, a canela, a jojoba, o limão, a palmarosa e as rosas. Todos eles repõem elementos que a pele perde por causa das agressões diárias, das maquiagens e das imperfeições do rosto. Além disso, repõem também os níveis naturais de água e gordura que agem como protetor da epiderme. Apesar da sua riqueza, os óleos vegetais não são utilizados nas fórmulas dos produtos de maquiagens, apenas os óleos minerais, motivo pelo qual as peles oleosas devem optar por cosméticos do tipo oil-free. Já os finalizadores são queridinhos e contam com óleos vegetais.

Alguns óleos vegetais com ingredientes como, por exemplo, a copaíba, a jojoba, a melaleuca e a uva, são excelentes para o tratamento de acne, pois possuem propriedades anti-inflamatórias que reduzem a coloração, os comedões, as espinhas, os poros e o pus significativamente até a cicatrização da pele, desde que a mesma não seja cutucada demais, o que tornará o processo bem mais lento. Os óleos vegetais com ingredientes como as amêndoas e o café, por sua vez, hidratam a pele ressecada. Já a rosa mosqueta possui propriedades ácidas ideais para o tratamento de manchas da acne ou manchas do sol.

Também há óleos vegetais com ingredientes como a calêndula e a camomila que acalmam a pele irritada ou alérgica, além de óleos vegetais com sementes de abacate ou óleo de argan, que possuem função superemolientes, ou seja, facilitam a extração das espinhas e dos cravos sem agredir a pele. Para usar uma destas fórmulas, basta umedecer as mãos com água e aplicar algumas gotas do produto desejado nas palmas das mãos, massageando bem. Depois, aplique o produto no rosto com as pontas dos dedos e movimentos massageadores suaves. Estes óleos vegetais, sem enxágue, também podem ser usados como primer pré-maquiagem.

Enquanto os óleos vegetais promovem na pele do rosto uma restauração revitalizadora funções anti-inflamatórias, hidratantes e nutritivas, retardando o envelhecimento, atenuando linhas de expressão e protegendo a epiderme dos resíduos, das impurezas, do sol, da oleosidade, do clima ou das imperfeições, os óleos minerais fazem o caminho contrário, pois apenas “ludribrificam” a pele ao invés de tratá-la, gerando mais irritação, oleosidade, brilho, poros, espinhas e manchas do que o normal. Sendo assim, em suma, os óleos vegetais são altamente benéficos para os tratamentos estéticos faciais, pois possuem extratos de produtos comestíveis encontrados no meio ambiente, ao contrário dos óleos minerais.

Os adstringentes manipulados em farmácias especiais, bem como o óleo de coco, também possuem ativos de óleos vegetais. Ambas as opções realizam o seu trabalho na epiderme sem estimular a produção de oleosidade na pele, melhorando assim o seu aspecto. Tanto o adstringente quanto o óleo de coco, por sua vez, devem ser aplicados antes do banho como se fossem removedores de maquiagem e posteriormente enxaguados. Desta forma, ao final do banho, fica mais fácil remover os resquícios dos produtos da pele. Estes resquícios precisam ser limpos, pois do contrário, pode-se estimular a formação de espinhas ou abertura dos poros.

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Quatro passos para manter a pele limpa e longe da oleosidade
Tags: ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.