Como falei no outro post, terminar uma relação não é nada fácil, então vou dar algumas dicas de como fazer isso sem provocar mágoas e grandes desentendimentos, ok?
Primeiro você tem que refletir bastante antes de tomar a decisão. Avalie como tem sido a relação, pense nos altos e baixos, nos desentendimentos, nas superações, nas conquistas, enfim, faça um balanço de tudo que vocês viveram juntos.
Avalie, também, como você está se sentindo, se ainda o ama, se ainda deseja investir na relação e se você imagina um futuro ao lado dele. Observe os comportamentos: ainda existe tesão? Como andam os beijos, carinhos e a atenção? Quando vocês se encontram, há mais briga que paz? Você se pega pensando em como seria estar solteira? Você sente que não há mais compatibilidade, que estão em momentos diferentes e que os planos de vocês já não batem mais? Você sente que seu parceiro mudou tanto a ponto de você nem reconhecê-lo mais?
Depois de um bom tempo de reflexão, você decide: apostar na relação ou terminar de vez. Se você for apostar na relação, tenha um diálogo franco, honesto, sincero e verdadeiro com seu companheiro. Exponha seus anseios, seus medos, sonhos, desejos, sentimentos, do que você sente falta, diga a ele o que está te incomodando e que quer fazer a relação dar certo, que você estará fazendo a sua parte e que espera que ele também queira e faça a parte dele.
Caso decida por terminar, também é preciso que haja diálogo. É claro que a verdade é preferível, então diga o que está sentindo mas saiba falar de modo que não o machuque, que não magoe e não deixe ressentimentos. A pior coisa do mundo é deixar alguém amargurado por algo que fizemos, então cuide para que isso não aconteça.
Nessa hora, algumas inseguranças podem bater, como por exemplo, o medo de ficar sozinha e de nunca mais encontrar outra pessoa. E pensar isso é algo completamente fora da realidade, pois a vida está ai, inteirinha para ser vivida, onde conheceremos outras pessoas e poderemos ter outros amores: basta estar aberta a eles.
Outro ponto é ficar pensando que talvez ele seja o homem da sua vida. Ora, se você não está se sentindo bem na relação neste momento, então ele não é o suficiente pra você, agora. Pode até ser que, com o tempo, as coisas mudem e vocês possam retomar a relação, quando estiverem em momentos iguais, mas você também não pode deixar de viver sua vida esperando que isso aconteça.
Não se iluda achando que existe homem perfeito ou homem ideal, o que existe é amadurecimento e é com as vivências que vamos aprendendo a lidar com nossos relacionamentos. Não tenha medo de se arrepender da decisão: você só saberá como se sentirá depois de ter tomado a atitude, por isso é importante avaliar bem a situação. E nem fique preocupada com o sofrimento dele, pois esse é um processo dele, até aceitar o fim da relação e se reerguer, sem falar que você não pode fazer nada para evitar que ele passe por isso.
Uma coisa que tem acontecido muito e que é assustador, é casos de homens que matam suas companheiras por causa de términos, por isso, se ele ameaçar, não ignore e tome providências imediatas. Converse com sua família, suas amigas, deixe todos de sobreaviso e insista para que a família e os amigos dele tentem demovê-lo de fazer algo. Caso a situação seja crítica, procure a polícia e não corra riscos!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)