in

Como saber que é hora de acabar uma relação?

Acabar com um relacionamento amoroso é uma tarefa árdua e muito, muito sofrida. Quem está tomando a decisão de terminar acaba passando por um longo processo de avaliação da relação e tendo de lidar com vários sentimentos, como culpa, ressentimento, decepção, ansiedade, angústia, frustração e medo, e isso independe do motivo que está levando a pessoa a tal decisão.

Foto: Reprodução

Essa batalha mental pode ser dolorosa, mas chega uma hora em que terminar uma relação é inevitável, seja por você perceber que já não dá mais certo, seja por não haver mais sentimentos ou então por não valer mais a pena investir em uma relação que na verdade nem existe mais.

É claro que as relações tem altos e baixos, pois todos nós somos diferentes e pode ser que as partes estejam em momentos e fases diferentes, então quando saber que é mesmo a hora de acabar a relação e quando identificar que ainda há salvação?

Se as inseguranças do seu parceiro te deixam sufocada, se ele tem um ciúme doentio, se ele é agressivo, se as brigas são constantes, se não há mais confiança, se não há respeito por quem você é, pela sua integridade física e emocional, se não há apoio, se você não se sente cuidada, amada, protegida e segura, então você está investindo em algo que não está nem estará te fazendo bem.

Foto: Reprodução

Quando é você quem sustenta a relação, quem faz tudo para manter o vínculo, que cede o tempo todo e abre mão de tudo, quando você é compreensiva diante dos defeitos dele mas não recebe o mesmo retorno, quando você sempre leva a culpa pelos problemas existentes, ou seja, quando a relação está insuportável, é hora de pôr um fim.

Agora, quando essas desavenças são provocadas por imaturidade emocional do parceiro e ele consegue perceber isso e deseja mudar, vale investir em terapia de casal ou aconselhá-lo a fazer terapia individual, para que ele se dê conta dos comportamentos e atitudes negativas para com o relacionamento. Mas lembre-se: ele que tem que perceber, reconhecer e decidir. Você não tem o poder de mudar ninguém, mas pode decidir tudo a respeito da sua própria vida.

Aliás, jamais fique esperando que o outro mude, você tem que cuidar da sua própria felicidade, pois o outro não tem nenhuma responsabilidade nem obrigação de te fazer feliz. Fique atenta, também e principalmente, aos seus próprios comportamentos e tome cuidado para não sair de uma relação ruim e se envolver sempre com os mesmos tipos de pessoas.

Não se sabote! Não aceite relações que te coloquem para baixo, que não te acrescentam em nada e que não te fazem bem!

Beijão!!!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Terapia de Casal

Como terminar uma relação – Parte I