O casamento é bem mais complexo do que costumamos achar. Todos os relacionamentos envolvem duas pessoas que são diferentes e únicas, com suas próprias histórias de vida, com seus próprios sonhos, desejos e gostos, e é preciso muito jogo de cintura para lidar com essas diferenças, na tentativa de chegar a um meio-termo e satisfazer a ambos.
No casamento, essas diferenças são amplificadas, por causa da convivência, da intimidade e dos planos de vida, de carreira, de ter ou não filhos, e todas as decisões que agora precisam ser decididas pensando nos dois e na relação.
É preciso saber lidar com as crises que possam aparecer pelo caminho e se o casal não consegue encontrar um equilíbrio ou uma forma de superar essas crises, a terapia de casal é uma boa saída para reestruturar o diálogo e tentar salvar o casamento.
Na terapia de casal, com a mediação de um psicoterapeuta, o casal irá pôr as cartas na mesa, tentando encontrar soluções para os problemas que afligem a relação deles. Na verdade, esse tipo de terapia não tem hora para acabar, podendo se estender até que o casal se reconcilie ou decida pela separação.
Grande parte dos problemas no casamento se dá pela dificuldade de comunicação, onde nem sempre um entende o que o outro quer dizer, ou então é aquela história: diz o que quer, escuta o que quer, entende o que quer. Na terapia o casal irá, também, trabalhar a questão do diálogo, de procurar escutar e entender o que o outro quer dizer, quais são as queixas e as necessidades do outro e até que ponto isso é provocado por falhas e erros próprios.
Reconhecendo onde cada um está deixando a desejar, pode ser que o casal consiga reestabelecer o vínculo e o diálogo verdadeiro, superando a crise e se fortalecendo para que as próximas crises sejam também superadas.
É também na terapia que o casal estará se libertando de mágoas, ressentimentos e decepções, confrontando e buscando o perdão. Pode ser também que o casal chegue à conclusão de que a relação já está desgastada e que não há nada mais a fazer. É importante saber que ambos são responsáveis pelo modo como a relação de desencadeia, pois é um compromisso dos dois, mas, ao mesmo tempo, cada um tem o poder de decidir o que é melhor para si, e se sentem que a relação é algo que já não traz mais felicidade, que já fizeram tudo o que podia e ainda assim não deu certo, a solução pode ser a separação.
Não é um processo fácil, mas é uma boa saída para quem quer salvar o casamento ou para quem quer decidir se ainda vale a pena manter um relacionamento.
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)