Você Precisa Mesmo Emagrecer?

O intuito desse post não é fazer apologia a obesidade, mas simplesmente questionar os motivos dessa neurose planetária pela magreza.

Querer ser magra, e fazer loucuras pra isso (eu já fiz TODAS!), simplesmente porque é preciso se adequar a um padrão estabelecido pela mídia e festejado pela sociedade é pequeno demais, é fútil demais, é superficial demais.

Querer ser magra porque o excesso de peso te incomoda, te limita ou te machuca é extremamente válido, mas se a necessidade de emagrecer estiver atrelada a necessidade de aceitação, de corresponder as expectativas alheias, é hora de começar a rever alguns conceitos.

Eu encaro a necessidade de emagrecer sob duas vertentes: saúde física e saúde psicológica.

Foto: Reprodução

Quando o excesso de peso se transforma em problema de saúde, quando causa doenças, quando compromete a integridade física, emagrecer é preciso e não tem conversa.

Me parece irreal estar doente, saber o que pode eliminar ou controlar aquela doença e não agir.

Nesse caso, é hora de procurar apoio psicológico e emagrecer a quantidade necessária para controlar e/ou eliminar a doença.

Todo mundo consegue? Não! É fácil? Também não! Mas a medicina vem evoluindo rapidamente e hoje existem inúmeros tipos de ajuda para quem precisa reduzir a gordura corporal.

Nesse caso, vale lançar mão de tudo mesmo, porque com saúde não se brinca e ponto final.

A outra questão envolve a saúde psicológica, o bem estar emocional, o amor próprio, a auto aceitação e a autoestima.

Se o seu excesso de peso vem impedindo que você tenha uma vida plena de significado, que você goste de você, que você se ache o máximo, exatamente como você é, tá hora de parar e avaliar o que vale mais a pena, continuar gordinha ou encarar uma reeducação alimentar e mental.

Porque o que não dá, mesmo, é passar toda a vida se escondendo, se detestando, se diminuindo e  sentindo vergonha do que vê no espelho.

Isso sim é inconcebível!

No próximo post a gente conversa um pouquinho sobre autoestima, tá?

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Você Precisa Mesmo Emagrecer?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

4 Comments
  1. No meu caso específico, eu fiz bariátrica, precisava emagrecer 32k,e tenho 1,55…ou seja obesidade grau II, com pressão alta, dor no joelho, ronco,depressão, menopausa e tireoidites…era assim ou emagrecia ou virava uma pessoa bem doente mesmo.

    Fiquei fazendo dietas e exercícios de todas as formas e comigo nenhuma deu certo, tanto que a unimed liberou a cirurgia..

    Quanto ao assunto da necessidade de cada um de emagrecer,penso que só um bom e consciente médico endocrinologista e uma boa nutricionista podem nos ajudar.

    Outra coisa são os padrões familiares,a genética, o risco de vida,as comorbidades e a medicina preventiva.

    Ninguem emagrece comendo errado…sem equilibrio entre proteina ,carboidratos,etc…

    ninguem emagrece comendo mais do que queima…palavras do Dr Halpern.

    E ninguem emagrece sentado…snifffffff…

    Hoje em dia pregam a imagem de uma mulher de cintura bem fina,e o resto tudo no aumentativo…bundão,pernão,peitão…só que essa escola de fisioculturismo,com o tempo e a idade vira tudo gordura…a não ser que a pessoa leve essa vida por toda sua existência..

    Apesar de ter apelado para a cirurgia e muitas pessoas acham que eu não tenha moral para falar de dietas….rsrsrs, eu acredito que no mundo atual, a mídia não colabora em nada com bons costumes alimentares, prega beber e comer em todos os comerciais e programas . Sendo que para a gente viver super bem é melhor que falte no prato e no copo do que sobre…depois na barriga e na balança.

    Para quem tem tempo e dinheiro o bom e velho vigilantes do peso,ensina a comer e fazer comida para a familia com equilibrio e em suas reuniões dá dicas de como somos enganados e ludibriados com os alimentos fast, as bolachas, a cervejinha…que vale 5 porções de pão.

    Depois que fui para a cirurgia, muitas amigas minhas foram para o vigilantes e estão emagrecendo, mas nenhuma precisava perder mais de 30 k como eu.

    Espero ter colaborado.abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.