Categories: Saúde

A Homeopatia Funciona?

Qual a Visão da Homeopatia?

A visão da homeopatia é integralista. Para ela, a pessoa não tem simplesmente uma doença, ela tem um desequilíbrio que se manifesta de diversas formas ao longo da vida. Nisso ela se assemelha a várias outras correntes de medicina alternativa. Assim, a função do homeopata é preventiva e curativa, pois visa restaurar o organismo, o equilíbrio do organismo.

Qual é a sua Proposta?

A sua proposta é estimular o sistema imunológico e, também, restaurar o equilíbrio energético tendo como base os sintomas e tratando, assim, qualquer doença através dos mais de 2000 remédios diversos extraídos de substâncias vegetais.

Como já falei anteriormente, a  Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda  a prática homeopática como medicina alternativa e complementar, e aqui no Brasil ela foi reconhecida, em 1980, como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, sendo  utilizada pelo Sistema Único de Saúde desde o ano de  2006.

Casos onde é mais indicada

Eu conheci a homeopatia por causa de problemas alérgicos e, de fato, me ajudou bastante, tanto que fiz um post sobre o assunto. Mas, além de problemas alérgicos, ela é muito recomendada em problemas respiratórios, problemas ginecológicos, problemas gastrointestinais, problemas ginecológicos, podendo ser utilizada, também, no tratamento de doenças de fundo emocional, como ansiedade e depressão.

Restrições

Portadores de distúrbios graves, como o câncer e a diabetes, por exemplo, não devem, nem podem, substituir o tratamento e medicamento convencional pela homeopatia. Caso deseje tê-la como tratamento complementar, o médico deverá ser consultado.

Crises de Cura

Como acontece em vários sistemas alternativos, é comum no início do tratamento homeopático, as chamadas crises de cura, onde os sintomas parecem se agravar. É absolutamente normal, e até esperado que isso ocorra, porque o medicamento homeopático tem por pretensão, simplificando,  gerar uma doença similar à doença natural para que o organismo corrija seus desequilíbrios. Contudo, é preciso ficar atento, vez que se o tratamento gerar sintomas fortes ou excessivos, é sinal de que ele está sendo prejudicial e deve ser suspendido.

Mas, enfim, funciona ou não?

Essa é uma polêmica que parece não ter solução, pois pacientes garantem que sim, e muitos estudiosos garantem que não! Mas, alguns estudiosos, como Luc Montagnier, o virologista francês que foi o responsável pela descoberta do vírus da Aids, sustentou que que o DNA de certas bactérias pode deixar um certo tipo de “marca” na água, inclusive após drásticas diluições, o que, de certa forma, apoia a eficácia a homeopatia, que, ressalte-se, é “inspirada” em antigos métodos de cura peruanos.

A esse fenômeno dá-se o nome de memória da água, que não tem comprovação científica, mas é associada a certos fenômenos da física quântica, que explica, de certa forma, a eficiência da homeopatia.

A teoria de “memória da água”, como é chamada, não foi comprovada pela metodologia científica, mas é frequentemente associada por alguns aos fenômenos da física quântica que explicariam a eficácia dos remédios homeopáticos.

Outros estudiosos dizem que existem atualmente mais de 200 testes clínicos em andamento e a grande maioria desabona a técnica com a justificativa de que seus fundamentos são implausíveis, já que a diluição faz  com que o remédio perca a eficácia e não o contrário.

Beijos

Ju Lopes

A Homeopatia Funciona?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

O que olhar no rótulo dos alimentos?
O Que é a Homeopatia?

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Oi Ju, eu também sou alérgica, e desde pequena, sempre utilizei a homeopatia, para mim é muito bom!
    Bjossssssssssss.

  • Juu, eu faço farmácia e na minha grade curricular tem homeopatia.
    Eu super amei a matéria e acho seus princípios difíceis de se entender (e acreditar), mas é tudo muito lógico e eu acredito. Com as diluições você diminui a quantidade de princípio ativo e com isso diminui os efeitos colaterais, mas você aumenta a eficácia do medicamento, porque há mais "energização" da água. Com isso o seu organismo é estimulado a se curar, visto que os princípios ativos utilizados causam a doença que você deseja curar. Como a dose é insignificante, ela apenas ajuda o seu organismo a entender onde está errado e se "ajeitar". (:

Postagens recentes

Shampoo Kérastase – Qual o melhor?

Shampoo Kérastase - um produto para diferentes tipos de cabelos Pode até parecer chover no molhado, mas na lavagem de…

2 dias atrás

História das Calças Femininas

Há décadas atrás, os tecidos finos eram acessíveis apenas para mulheres ricas que poderiam comprá-los e mandá-los para as costureiras…

2 dias atrás

Como Escolher Corretamente O Tamanho e a Taça do Soutien?

Você sabia que 70% das mulheres usam o tamanho errado do soutien? Pois é, por isso vamos te explicar: Como Escolher…

2 dias atrás

MAC Velvet Mattes Batom Nova Coleção

Que aí ama um batom matte levanta a mão? Se você é como eu, não fica sem um batom, principalmente…

3 dias atrás

Wella le beige: O que é? Como funciona?

Wella le beige A maioria das garotas no Brasil nascem morenas e até mesmo aquelas que nascem loiras acabam ficando…

3 dias atrás

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo A opção de mudar serve pra todas. Todo mundo já pensou em mudar…

3 dias atrás