Você já ouviu falar da homeopatia? Ela sempre despertou descrença, mas o que é e como funciona, afinal?
O Que é a Homeopatia?
Trata-se de um sistema alternativo que enxerga a totalidade do ser humano e não as doenças de forma isolada. A sua atuação se dá através de estímulos energéticos que são desencadeados pelos chamados medicamentos homeopáticos, que falaremos abaixo, com a intenção de reequilibrar a energia vital das pessoas.
Quais São os Seus Princípios Básicos?
Seus princípios básicos são quatro: medicamento único, experimentação na pessoa sadia, lei dos semelhantes e doses infinitesimais.
O chamado princípio do medicamento único, que tem gerado muitas controversas, sustenta que a intervenção é única e o paciente deverá ingerir o medicamento que tenha a maior quantidade de estímulos para os sintomas apresentados pela pessoa.
A realização de testes de medicamentos homeopáticos é sempre feita em pessoas saudáveis e jamais em animais, e nisso consiste o princípio da experimentação da pessoa sadia. Assim, pode-se avaliar corretamente os efeitos, tanto objetivos quanto subjetivos dos chamados experimentadores, de modo a encontrar a dose certa do “veneno que cura”.
A lei dos semelhantes diz que uma determinada doença pode ser curada pela mesma substância que reproduziu ou seja capaz de reproduzir os sintomas da doenças. Simplificando: se um determinado “veneno” causa enjoos em uma pessoa, esse mesmo veneno, na versão homeopática, trata pessoas com problemas de enjoos. Para ser mais específico, conforme exemplo publicado na revista Superinteressante, o veneno de abelha seria capaz de tratar pessoas alérgicas se manipulado de forma homeopática.
Já as doses infinitesimais nada mais são que a diluição de um “medicamento” e sua agitação para despertar suas possíveis propriedades latentes. Aqui há muito debate, pois, segundo estudiosos, desafia qualquer lei conhecida da física, pois a diluição excessiva não permite a existência de nenhuma molécula do ativo inicial. A física quântica, no entanto, possui meios, supostamente, de explicar a eficácia desses medicamentos.
Críticas
Quem “criou” a homeopatia foi Samuel Hahnemann, que viveu entre os anos de 1755 e 1853, inspirado na lei da semelhança, que falei acima, e tem por base a diluição dos medicamentos em água até que não sobre, no líquido, traços dele.
Justamente por isso, pela diluição, é que a homeopatia sofre as maiores críticas. Há quem defenda a tal da “memória da água”, que preservaria o potencial terapêutico do medicamento, mas outros estudiosos entendem que tudo não passa de efeito placebo.
Se funciona e para que serve, é assunto para o próximo post, por hora basta ressaltar que os estudos que analisam a sua eficácia ainda não são conclusivo, vez que são paradoxais, sendo que uns dão o aval, outros a desacreditam.
Posição da Organização Mundial de Saúde
De todo modo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sustenta que ela, em testes clínicos, mostrou-se superior a pílulas de farinha (placebo).
E Aqui no Brasil, Como Funciona?
A homeopatia é reconhecida aqui no Brasil como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, sendo, inclusive, disciplina optativa nos cursos de medicina.
Segue no próximo post!
Beijos
Ju Lopes