Alimentos Que Combatem a Insônia

Quando a dificuldade em “pegar no sono” é grande, pode-se lançar mão de remédios, fitoterápicos e também de alimentos! Sim, alguns alimentos, por serem ricos em triptofano ajudam o corpo a relaxar e a regular o sono. Isso acontece porque o triptofano é um aminoácido utilizado na produção da melatonina e da serotonina, um neurotransmissor que, dentre outras coisas, está relacionado com a redução do ritmo cerebral, o que, é claro, interfere no sono.

Quando esses alimentos, ricos em triptofano, são consumidos em conjunto com outros que são ricos em carboidratos, a mistura fica ainda melhor, já que o carboidrato tem relação direta com a liberação de insulina, deixando o caminho livre para que o triptofano possa agir de forma mais eficiente.

Um alimento muito indicado para quem anda com dificuldade em dormir é a alface, sobretudo em forma de sucos. A alface é considerada sedativa desde os tempos antigos, já que contém lactuário, um ativo potente, comparado, inclusive, ao ópio.

Captura de tela inteira 01052013 184557

A banana também é uma ótima opção, e uma única unidade da fruta contém as quantidades ideais de melatonina, triptofano e serotonina para fazer com que o corpo e a mente relaxem e o sono venha. Além disso, faz um bem danado para a saúde, já que contém magnésio, potássio, fibras e vitamina B6. Assim como a banana, as cerejas também são amigas do sono, já que contêm boas quantidades de melatonina, substância que estimula o sono, além de ser antioxidante e fazer bem para a saúde e para a beleza.

Uma outra fruta, essa já bem conhecida por suas propriedades calmantes, que ajuda a dormir melhor e a combater a insônia é o maracujá, que pode ser usado para fazer chás e sucos. Há ainda a possibilidade de consumir cápsulas de passiflora, que é a substância extraída do maracujá. Um suco com maracujá e alface, antes de dormir, é tiro e queda!

As nozes são pouco consumidas por aqui, mas elas ajudam muito a ter um sono melhor, já que contém altos teores de melatonina, que regula o sono.

Sabe a batata? Aquela que é condenada e supostamente odiada por quem deseja perder peso? É uma ótima opção para ajudar a dormir melhor, já que contém triptofano e carboidratos, que juntos funcionam ainda melhor para estimular o sono. Só não vale batata frita! Escolha a versão cozida, no vapor ou ao forno.

Por ser rico em magnésio, o coentro é muito indicado para quem sofre com insônia, assim como o espinafre e o brócolis. É que o magnésio é um mineral com propriedades relaxantes, o que ajuda a minimizar o estresse, relaxar o corpo, a mente e dormir melhor.

Uma última opção é o iogurte, que é fonte de cálcio, outro nutriente importante quando se fala em dormir bem. Existem estudos que relacionam a insônia com baixos teores de cálcio no organismo, então, consumir o mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 1000mg ao dia, é uma ótima maneira de manter a insônia longe!

Como dá para ver, opções é que não faltam!

Beijos

Ju Lopes

Alimentos Que Combatem a Insônia
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. gostei principalmente em saber q a banana e uma boa aliada pra esse mal que faz parte da minha vida bjos ju lopes

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.