Benefícios da Soja Preta Para a Saúde

 No post anterior falei dos “poderes” da soja preta no emagrecimento e agora falarei dos seus inúmeros benefícios para a saúde.

De modo geral, além de ajudar no emagrecimento, as antocianinas presentes na casca da soja preta possuem forte ação antioxidante, que é de essencial importância para prevenção de doenças cardíacas e vários tipos de câncer.

Além das antocianinas, a soja preta é rica em isoflavonas, fitoquímico que  ajuda na prevenção do câncer, alivia nos sintomas na menopausa, da osteoporose e da tensão pré-menstrual.

As fibras, que auxiliam na sensação de saciedade, ajudam também na prevenção da diabetes e na redução do colesterol ruim. Por ser rica em cálcio, ajuda na saúde dos ossos e também dos dentes.

Diabetes

Quanto a diabetes, a razão dos benefícios são causados pela grande quantidade de fibras, que ajuda a manter os níveis de glicose no sangue sob controle e evita os picos de insulina.

Além disso, por reduzir a gordura abdominal, que é um fator de risco para a diabetes, protege contra o seu aparecimento.

soja_preta

Doenças Cardiovasculares

As antocianinas impedem que o colesterol sanguíneo oxide, o que minimiza os riscos de obstrução dos vasos sanguíneos e, consequentemente, do surgimento de doenças cardíacas e vasculares, como o derrame, por exemplo.

Proteção Contra o Câncer

As antocianinas possuem uma importante ação no combate ao câncer, já que, supostamente, induzem as células cancerígenas a autodestruição, além de combater os radicais livres, que estão relacionados a um maior risco de  câncer.

Tensão Pré Menstrual e Menopausa

As isoflavonas possuem uma estrutura química bastante similar a do estrógeno e, por isso, ela ajuda no alívio dos sintomas da menopausa e também da tensão pré-menstrual.

Melhora a Disposição

Por ser rica em proteínas, a soja preta combate a fraqueza, garantindo mais disposição.

Evita as Rugas e o Envelhecimento Precoce

Assim como a soja tradicional, a amarelinha, a soja preta contém fitoesterois. A diferença é que na soja preta a quantidade é muito maior (até sete vezes mais) e, sendo essa substância um antioxidante, ela ajuda e muito, na prevenção do envelhecimento precoce e do surgimento das rugas. Seu “poder” é tão grande que vem sendo utilizada na formulação de diversos cremes anti- idade, mas o consumo in natura proporciona os mesmos benefícios.

Há que se ressaltar, ainda, que a soja preta conserva melhor os nutrientes quando submetida a altas temperaturas que a soja amarela e, por isso, é uma melhor opção.

É Rica em Zinco!

Por conter bons teores de zinco, a soja preta protege o nosso sistema imunológico, reduzindo o risco de gripes e resfriados e, além disso, evitando o aparecimento de doenças oportunistas.

Onde Encontrar?

A versão em farinha é mais fácil de ser encontrada por aqui do que a versão em grãos. Nos supermercados maiores, a farinha já está disponível. Além disso, pode também ser encontrada em lojas que vendem produtos naturais.

Não encontrei aqui em Jee (uma pena!), então nem sei exatamente o preço, mas não acredito que seja muito caro, não e, pelos benefícios proporcionados (pensem na barriguinha zero!), bem que vale a pena!

Beijos

Ju Lopes

Benefícios da Soja Preta Para a Saúde
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. Adorei esse “post”.
    Parabéns pelo blog!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.