A soja é famosa pelos inúmeros benefícios proporcionados para a saúde, mas, além da saúde, ela ajuda também na boa forma! Mas, a soja “emagrecedora” não é a amarelinha que nós conhecemos e sim a preta, bem famosa nos países asiáticos.
A soja preta, assim como a outra, é rica em fibras, isoflavonas e proteínas, só que além disso, ela possui uma determinada substância, a antocianina, fitoquímico poderoso que está presente na sua casca, que possui, dentre outras coisas, ação antiobesidade, já que ajuda na redução da absorção das gorduras e também da glicose.
Estudos realizados na Universidade Católica da Coreia do Sul e publicados pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry constataram que a soja preta é mesmo uma arma no combate ao excesso de peso. A razão de tal constatação é que as antocianinas, que falei acima, que é quem confere a cor escura a essa espécie de soja, conseguem agir nas células de gordura, favorecendo de forma relevante o emagrecimento, já que ajudam na produção de uma determinada substância que “queima” a gordura a armazenada nas células adiposas.
Esse mesmo estudo comprovou que o grupo de voluntários que, durante 28 dias, consumiu a soja preta, absorveu 50% menos gordura do que o grupo que não consumiu, o que é muita coisa! Além disso, houve uma redução de até 60% nos níveis do colesterol ruim.
Além disso, a soja preta possui altos teores de fibras, que, como vocês bem sabem, promovem uma maior sensação de saciedade (o que faz com que a fome demore a dar as caras) e, de quebra, regulam o intestino, o que deixa a barriga lisinha.
O alto teor de fibras, que reduz o esvaziamento gástrico e ajuda a saciar mais é também responsável pela presença de bactérias “do bem” no intestino, o que auxilia no seu funcionamento e evita problemas como a constipação, incomodo que afeta milhares de pessoas.
Mas não é só isso, não! A ingestão da soja preta ajuda a reduzir a produção da insulina e isso significa que auxilia na regulação das quantidades de glicose na corrente sanguínea. Ah, e quem disse que para por aí? Como a insulina impede que a gordura abdominal – aquela que as mulheres mais detestam – seja quebrada mais facilmente, a redução da produção de insulina ajuda na quebra da gordura abdominal! Sim, quanto menos insulina tiver no seu organismo, mais facilmente as gordurinhas estocadas na barriga serão queimadas.
Como Consumir Esse Tipo de Soja?
A recomendação de consumo é basicamente a mesma da soja que estamos habituados a consumir: duas colhes das de sopa diariamente.
A versão em grãos pode ser adicionada em saladas, sopas, patês e diversos outros pratos, quentes ou frios, podendo ainda, ser cozida, como se faz com o feijão ou a lentilha.
E a farinha, que é a versão mais fácil de ser encontrada aqui no Brasil, é ainda mais prática, pois pode ser adicionada em shakes, sucos, vitaminas, iogurtes, bolos e pães, por exemplo.
Alguém aqui já consumiu? Vou procurar já!
Beijos
Ju Lopes