Beterraba Reduz a Pressão Arterial!

Alguém por aqui se lembra do que é uma beterraba? Aquela meio bordô, do gosto adocicado e esquisito? Pois acho bom começar a lembrar e, melhor, começar a consumir! Por quê? Por vários motivos!

Primeiro que ela é  rica em nutrientes e fibras que fazem um bem danado para a saúde, turbinam a imunidade, ajudam no combate ao câncer e reduzem a pressão arterial.

Nutrientes da Beterraba

A beterraba é rica em açúcares, sobretudo em sacarose, mas também em ferro, potássio, fósforo, sódio, cálcio, ferro, zinco, manganês, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5 e vitamina C.

Por conter muito ferro, é ótima para pessoas que apresentam deficiência em ferro, como as que possuem anemia ferropênica, sendo também um ótimo antioxidante.

Além disso, a beterraba ajuda a manter os níveis de líquido no corpo equilibrados, sendo importante para o bom desempenho das atividades físicas, é levemente laxante e indicada para quem possui problemas renais e retenção de líquidos, vez que ela é diurética.

Captura de tela inteira 31032013 204404

Qual a Melhor Maneira de Consumir?

Todos esses benefícios descritos acima podem ser melhor aproveitados se a beterraba for consumida em forma de suco, bastando um copo ao dia, já que a grande maioria dos seus benefícios deriva dos níveis de nitrato que ela contém.

Falando em nitratos, é fato que até bem pouco tempo eles não eram muito bem aceitos e muito menos recomendados devido seu uso como aditivo alimentar. Entretanto, já existem estudos que demonstram que os nitratos que estão presentes na beterraba ajudam a reduzir a pressão sanguínea.

Reduz a Pressão  Arterial

Estudo realizado pela Queen Mary University, em Londres, no ano de 2010 constatou que o consumo de um copo de suco de beterraba (250 ml) reduzia muito a pressão arterial por horas seguidas, uma ótima notícia para os hipertensos!

Um outro estudo, feito pelo Baker Heart and Diabetes Institute em Melbourne, na Austrália, constatou que o consumo diário de 500 ml de suco de beterraba reduz significativamente a pressão arterial por até seis horas.

Essa melhora se dá porque as  bactérias presentes no intestino e na boca atuam convertendo os nitratos em gás de óxido nítrico, o que leva a dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo, assim, uma melhor circulação do sangue.

Combate a Fadiga!

Além disso, os nitratos melhoram a resistência do organismo e trabalham em conjunto com outros antioxidantes presentes na beterraba para minimizar o oxigênio utilizado pelos músculos, o que faz com que eles funcionem melhor, o que, por fim, reduz o cansaço e a fadiga.

É Ótimo Para as Gestantes!

Mas não só os hipertensos se beneficiam da beterraba, pois uma porção contendo três beterrabas pequenas fornece até 75% do ácido fólico recomendado diariamente, o que beneficia especialmente as gestantes, já que ajuda na prevenção de más formações fetais.

No mais, é eficiente contra alergias, descongestiona as vias urinárias, combate inflamações e pode até evitar o crescimento de tumores, já que contém betacianina, antioxidante poderoso que vem sendo muito estudado devido as suas propriedades anticancerígenas.

Beijos

Ju Lopes

Beterraba Reduz a Pressão Arterial!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.