Como Deve Ser a Casa de Pessoas Alérgicas?

Alergia parece uma coisa pequena e simples, mas só quem tem sabe o transtorno que é conviver com isso. E os cuidados dentro de casa, com as coisas da casa, são essenciais para manter o alérgico longe das crises. Assim, a casa de gente alérgica necessita de cuidados especiais.

Os maiores inimigos do alérgico são a poeira e a umidade, então é preciso manter esses dois malditos longe da casa.

Cuidado com os Livros e Bichos de Pelúcia

Livros são essenciais, mas, como não são limpos regularmente, acumulam poeira, fungos e ácaros. Como não dá (ao menos para mim!) para viver sem livros, é preciso que eles sejam colocados em locais arejados, que sejam limpos constantemente e que sejam tomadas medidas para manter os ácaros longe.

Com os bichos de pelúcia acontece a mesma coisa, então, como não são objetos essenciais, o ideal é não tê-los. Se quiser mantê-los, que seja em armários, porque o contato com eles quase sempre desencadeia alergias respiratórias.

alergico.zapimoveis

Objetos de Decoração

Como a poeira precisa ficar bem longe dos alérgicos, os móveis e itens de decoração precisam ser fáceis de limpar. As cortinas devem ser de materiais leves e facilmente laváveis, ou então de materiais que sejam fáceis de limpar e de manter.  Cadeiras e sofás devem ser, preferencialmente, de assentos removíveis, para serem expostos ao sol regularmente e limpos mais facilmente. Os carpetes e tapetes devem ser evitados, já que servem de moradia para ácaros e poeira.

O Quarto

No quarto da pessoa que tem alergia não deve ter tapete, carpete, bichos de pelúcia ou qualquer outro objeto que acumule poeira ou ácaro, bem como os objetos difíceis de serem limpos.

Além disso, os colchões precisam “tomar sol” regularmente e o ambiente precisa de “ar” todos os dias, então é bom deixar as janelas abertas.

Para quem acha que ar-condicionado não combina com pessoas alérgicas, vai a dica: o alérgico pode, sim, ter ar-condicionado no quarto, desde que ele esteja limpo, o que significa que o filtro deve ser lavado semanalmente.

A roupa de cama precisa ser trocada com frequência e colocada sob o sol para evitar a umidade e os ácaros. Já existem muitas peças feitas com materiais antialérgicos (falo sobre isso no próximo post!), que são excelentes opções.

Os armários e closets, que ficam a maior parte do tempo sem ventilação, precisam de higienização constante, bem como de produtos específicos para evitar ácaros, mofo e bolor, que são vendidos em lojas de departamentos (nas Americanas tem!) e também em lojas especializadas.

Aposente a Vassoura!

Casa de gente que tem alergia deve ser limpa com aspirador de pó, pois as vassouras “levantam” as micropartículas de ácaro, mofo, poeira e sujeira no ar, o que não acontece no caso do aspirador de pó.

Falando em vassoura, é preciso tomar alguns cuidados na hora de limpar a casa, evitando detergentes e demais produtos com cheiros fortes, que desencadeiam a alergia.

 Nos próximos posts mostro um pouco das coisas que uso aqui em casa para manter a alergia longe, tá?

Beijos

Ju Lopes

Como Deve Ser a Casa de Pessoas Alérgicas?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. Todos os membros da família (incluindo o cachorro) tem algum tipo de alergia e precisamos estar atentos, sempre! Boas dias Ju, bjos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.