Como Estão os Seus Hormônios?

O sistema endócrino é um conjunto de glândulas, as glândulas endócrinas, que são as responsáveis pela produção hormonal, que, por sua vez, controlam as atividades (todas) do nosso organismo, inclusive o metabolismo, o desenvolvimento, o envelhecimento, a reprodução, o crescimento e tudo o mais, inclusive a forma como “respondemos” ao meio ambiente e o quanto precisamos de energia e nutrientes.

Nós somos “governadas” por hormônios. São eles, junto com o sistema nervoso, que regulam e controlam todas, absolutamente todas, as funções do organismo humano. Sim, o surto da TPM é “culpa” dos hormônios. Sim, as alterações de humor na gravidez também são decorrentes da ação hormonal. Sim, são eles quem mandam, e nós que obedecemos.

2311124-0485-rec

Quais são as glândulas endócrinas?

As glândulas endócrinas incluem a tireóide,  o pâncreas, os ovários, as supra-renais, o hipotálamo, as paratireóides, os testículos, a hipófise, dentre outras.

O que as glândulas endócrinas fazem é secretar os hormônios que serão lançados na corrente sanguínea e atingirão as células dos tecidos do corpo humano, estimulando ou inibindo funções metabólicas.

Cada hormônio possui uma função específica e atua sobre células-alvo específica, lembrando, ainda, que determinados hormônios podem atuar em oposição e em conjunto com outros hormônios.

Hoje falarei sobre as supra-renais, mas prometo falar de cada uma dessas glândulas, tá?

LEIA TAMBÉMSaiba Tudo sobre a interrupção da Menstruação.

Supra-Renais

As glândulas supra-renais, também conhecidas como adrenais, estão localizadas acima dos  rins. A supra renal, que são duas, uma acima de cada rim, é  na verdade, duas glândulas, vez que é formada por uma parte interna e uma parte externa.

A parte interna é a medula adrenal e a parte interna é o córtex adrenal. Os hormônios produzidos pelo córtex adrenal são indispensáveis para a vida humana, já os hormônios produzidos pela medula adrenal não são indispensáveis.

O córtex adrenal produz o cortisol, a aldosterona e os adrógenos adrenais.

O Cortisol

O cortisol, meu grande problema, ajuda no controle dos níveis de glicose, aumentam a queima de proteínas, aumentam a queima de glicose, bem como o estresse, mas é essencial para a vida humana, pois sem ele o corpo “para”.

Tanto a falta quanto o excesso de cortisol são extremamente problemáticos e podem levar, inclusive, à morte.

Um grande problema em relação ao cortisol é que não são poucas as pessoas que possuem deficiência na sua produção, o que gera a fadiga adrenal crônica, decorrente da falência da supra-renal, problema grave que afeta e altera completamente a vida do indivíduo, mas que raramente é diagnosticada.

Quando o cortisol é produzido em excesso, causa a síndrome de cushing, e quando há deficiência do cortisol, há a síndrome de Addison. Vale lembrar, infelizmente, que existem casos de pessoas que em dado momento da vida produz cortisol em excesso e em outros não produz o suficiente.

Depois falo mais sobre esse problema, que é algo que me diz respeito, mas deixo isso para um post específico, certo?

LEIA TAMBÉMAlimentação para reduzir os efeitos da Menopausa.

A aldosterona, outro hormônio produzido pelo córtex adrenal, é responsável pelo controle do volume do sangue e pela regulação da pressão arterial. Ele age nos rins com o intuito de estimulá-lo a reter sódio e água.

Beijos

Ju Lopes

Como Estão os Seus Hormônios?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.