Categories: Saúde

Como Prevenir a Rinite Alérgica?

A rinite alérgica é um drama para uma parcela enorme da população, que vive às turras com o problema.

Mas o que é, afinal, a rinite alérgica?

A rinite alérgica é uma inflamação na mucosa das fossas nasais, geralmente crônica, que atinge, em média, 30% da população, podendo se manifestar em qualquer estação, mas sendo mais comum no outono e no inverno.

O organismo de uma pessoa que tem rinite alérgica reage (se defende) exageradamente a algum tipo de estímulo, como poeira ou ácaro, por exemplo, o que faz com que a mucosa nasal “inche”, produza secreção, obstrua o nariz e cause espirros, por isso, para evitar e combater a rinite é essencial que seja feito o chamado “controle ambiental” no ambiente onde a pessoa mora e, sobretudo, no quarto, que é onde ela passa a maior parte do tempo. Por isso, é importante manter os ambientes livres principalmente  de poeira, ácaros e pólen.

Em muitos casos, a mucosa nasal é tão “bombardeada” que se “descontrola” e passa a reagir (inflamar) por qualquer motivo, desde uma mudança de temperatura até um perfume um pouco mais forte, sendo caracterizada, nesse caso, a chamada rinite mista, que é de difícil controle.

É comum, além dos sintomas citados acima, que a rinite alérgica cause dores de cabeça, coceira na garganta e no céu da boca e olfato ruim. Muita gente não sabe, mas problemas como ronco, otites, faringites e amigdalites podem ser causados por uma simples rinite, que pode, ainda, vir acompanhada de asma.

Como Prevenir?

Além de ficar longe de locais com muita poeira, ácaros e pólen, é indicado não fumar, evitar contato com cheiros fortes (inclusive perfumes, shampoos e hidratantes), manter distância do mofo e de locais fechados, bem como de outros agentes que possam desencadear as crises, como reformas e construções, por exemplo (quase morri na reforma aqui de casa!).

Caso tenha esse tipo de problema, mantenha a casa o mais arejada, ventilada e limpa possível, evite acúmulo de objetos que possam reter poeira, evitem bichos de pelúcia e muito cuidado com o contato com animais de estimação, que não devem permanecer no quarto da pessoa que tem rinite.

Aqui, vou abrir aspas para dizer que tenho rinite alérgica e que Ozzy (meu Staff Bull amado!) dorme no meu quarto, na caminha dele, e que isso já me causou muitas crises alérgicas, até que Deide, a santa que torna a minha vida possível, “descobriu” que não pode usar o aspirador de pó antes de varrer e passar pano no chão, porque senão os pelos “voam” e se espalham, o que dificulta a remoção e, consequentemente, facilita as crises alérgicas.

É importante salientar que apesar de não ter cura, a rinite alérgica é tratável e pode ter suas crises, se não evitadas, reduzidas drasticamente. Para isso é muito importante o acompanhamento de um médico de confiança, que fará o diagnóstico correto e prescreverá os melhores tratamentos e recomendações, incluindo a higiene ambiental, o tratamento medicamentoso (antialérgicos e descongestionantes), as vacinas e, em alguns casos, até a cirurgia.

Beijos

Ju Lopes

Como Prevenir a Rinite Alérgica?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

5 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

4 semanas atrás