Categories: Saúde

Cuidado com a dengue

Não adianta, verão combina com dengue… É inevitável, chega essa estação do ano e os focos do mosquito Aedes Aegypti aumentam consideravelmente. As chuvas e o lixo acumulado são fatores mais do que propícios para as fêmeas depositarem seus ovos, e estes se desenvolvem em ambiente úmido, ou seja, na água parada (de preferência limpa).
Dentre os sintomas, existem vários tipos, e estes se manifestam de acordo com a gravidade sendo, dengue clássica (a mais branda), febre hemorrágica da dengue ou síndrome do choque da dengue, sendo esta a forma mais grave da dengue hemorrágica, podendo levar inclusive a morte. Existem casos ainda em que a dengue pode ser assintomática.

Sendo que, independentemente da gravidade, os sintomas iniciais são parecidos com os de uma simples gripe, dores de cabeça, dores nas articulações, dores nos olhos, febre alta, fraqueza, diminuição do apetite, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, o que faz com que muitas pessoas confundam as doenças.
Os sinais de alerta para as formas mais graves são, vômitos, dores abdominais, tontura, queda de pressão, falta de ar, perda de líquidos e sangramento.
Com relação ao tratamento não existe um especifico, o recomendado é beber bastante liquido, ingerir alimentos leves e manter repouso enquanto não passarem os sintomas, só ingerir medicamento com prescrição médica, sendo que nos casos graves o paciente pode precisar ser internado.

A prevenção é relativamente simples, depende de cada um de nós, sendo que, a maioria das pessoas sabe como prevenir, mas nunca é demais relembrar:
– Não acumular água em lixo, como latas, pneus e garrafas.
– A caixa d’água deve estar sempre bem fechada.
– Lavar bem e com frequência vasos de plantas, e aplicar areia em volta do pratinho, pra não cumular água.

São atitudes simples e imprescindíveis pra que a dengue não vire epidemia. Se todos fizerem sua parte, a doença não vai fazer vítimas.

Beijos

Lili Nascimento
E-mail: lilinems1@hotmail.com

Compartilhar
Tags: cuidado com a denguedengue
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…