5 Dicas Para Reduzir o Colesterol

1- Consuma Alimentos Que Reduzem o Colesterol!

  • Aveia: a aveia é rica em fibras insolúveis e em fibras solúveis, sobretudo em betaglucana, que é muito benéfica ao organismo, já que controla os níveis de açúcar no sangue, melhora a circulação, gera mais saciedade e  inibe a absorção de gordura, reduzindo as concentrações de colesterol total e aumentando o bom colesterol (HDL).
  • Alcachofra: a alcachofra possui fibras que são resistentes à ação de algumas enzimas, ajudando, por isso, a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, além de atuar na prevenção da diabetes e da obesidade.
  • Sementes Oleaginosas: as sementes oleaginosas, como as castanhas, por exemplo, são poderosas! Além de serem ricas em substâncias antioxidantes, elas contêm arginina, que é um vasodilatador que reduz os problemas cardíacos potencialmente causados pelo colesterol alto.
  • Azeite: rico em ácido oléico, o azeite atua regulando as taxas de colesterol e protegendo o organismo das doenças coronarianas.
  • Laranja:  a laranja é rica em vitamina C, que é antioxidante e, por isso, muito consumida, mas o que faz dela um bom alimento para quem tem taxas altas de colesterol são os flavonoides presentes na sua composição, que atuam na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL).
  • Soja: mais conhecida por ajudar em problemas hormonais, a soja protege o coração, reduz o colesterol ruim e aumenta o bom colesterol.
  • Chá verde: rico em flavonoides, o chá verde previne a inflamação dos tecidos e a formação dos coágulos, evitando, assim, o risco de doenças coronarianas.

como-controlar-o-seu-colesterol-4-135

2- Opte pelas versões desnatadas!

Alimentos de origem animal, como o queijo, o leite e os iogurtes, por exemplo, geralmente possuem grande quantidade de gordura saturada, o que é péssimo. Como muita gente não abre mão desses alimentos, a saída é optar pelas versões desnatadas, que contêm menos gordura saturada e, por isso,  não aumentam tanto o colesterol ruim.

3- Escolha o óleo certo!

Existem “óleos e óleos”, e é preciso saber escolher os melhores para ajudar a reduzir os níveis de colesterol. O óleo de oliva, que já citei acima, assim como o óleo de canola, são boas opções de óleos vegetais, já que são fontes de gorduras monoinsaturadas que auxiliam na redução das taxas do colesterol ruim.

Já o óleo de soja, o de milho e o de girassol, dentre outros, são ricos em gorduras poli-insaturadas e, por isso, aumentam os níveis do bom colesterol.

4- Cuidado com o consumo de biscoitos recheados!

Todo e qualquer produto que contenha gordura trans deve ser evitado, e isso inclui os biscoitos recheados. Esse tipo de gordura oferece os mesmos riscos da gordura saturada, já que aumentam as taxas do colesterol ruim. Caso não consiga evitar, olhe nos rótulos dos biscoitos e opte pelos que possuem as menores quantidades de gordura trans e gordura saturada.

5- Pratique alguma atividade física!

A atividade física é, também, uma arma bastante eficaz para reduzir o colesterol, isso porque quando fazemos algum exercício físico, gastamos energia, o que significa que há uma redução na gordura corporal e no nível de colesterol.

Beijos

Ju Lopes

5 Dicas Para Reduzir o Colesterol
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.