Dossiê da alimentação saudável

Preparamos para você um dossiê completo que desvenda as principais dúvidas em relação a nossa alimentação. Prepare-se para conseguir perder os quilinhos indesejados e entender de uma vez por todas, como que funciona o nosso corpo e que alimentos são realmente importantes. Além, é claro, de entender quais possíveis hábitos podem influenciar para que você não esteja perdendo peso necessário.

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Por traz do prato saudável

Escutamos falar sempre essa frase, mas por vezes acabamos não entendendo direito do que ela se trata… O que, na realidade, é um prato saudável? Entenda que o equilíbrio é fundamental. Você precisa saber o que seu corpo precisa e, dessa forma, construir a sua alimentação. É preciso que um prato, para ser considerado saudável, possa conter as quantidades corretas de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

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Adeus má digestão       

Algumas pessoas têm o grave problema que, sempre depois de se alimentarem, ficam com má digestão. Saiba que esse problema pode ser resolvido com algumas mudanças práticas e ao mesmo tempo verdadeiras. Comece comendo mais lentamente. Pessoas que comem rápido demais podem acabar colocando todos os alimentos no estômago de uma só vez, e isso pode não cair muito bem. Beba pouco líquido durante qualquer refeição. O tipo de alimento que você consome também pode influenciar, por isso, deixe de lado aqueles que são gordurosos demais. O importante também é perceber com que frequência a má digestão está acontecendo na sua vida. Se for todos os dias, é preciso consultar um especialista.

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Aposte nos legumes crus

Eles são essenciais de todas as maneiras, mas quando consumidos ainda crus, eles podem ter mais nutrientes que podem ser perdidos depois de cozidos. Mas se for o caso de você realmente não gostar de legumes crus, uma boa pedida pode ser utilizar a água a qual você os cozinhou para outros alimentos. Por exemplo, depois de cozinhar a cenoura, você pode usar essa água para fazer o seu arroz. Dessa maneira os nutrientes que ficaram na água serão usados e você não os perderá.

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Aposte nas frutas com a casca

Assim você poderá ingerir todos os nutrientes que ela tem. Principalmente porque as fibras podem ajudar para o caso de você possuir o intestino preso. Por isso, lave bem e coma as frutas com casca mesmo. Claro, aquelas que podem ser consumidas.

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É importante comer várias vezes ao dia

Você já ouviu falar disso, mas saiba que é realmente importante. Porque a cada período que você deixa de comer algo, sua fome aumenta e no momento que for comer, será em excesso. Além disso, cada alimentação tem uma finalidade, os alimentos que você consome no café da manhã, não são os mesmos do almoço e do resto do dia. Por isso, é importante que você possa equilibrar e fazer todas as refeições necessárias para o seu corpo.

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Cuidado ao comer antes de dormir

Isso pode causar o temível ronco que atrapalha o seu sono e da pessoa que dorme com você. Comer grandes quantidades de alimentos e dormir logo depois, pode sim, causar ronco. Por isso, coma de maneira correta e espere pelo menos uma hora antes de ir dormir. Assim você evita dormir de barriga cheia.

Aposte no adoçante

Você pode sim, tomar um suco de frutas docinho, a utilização do adoçante não está proibida e não mudará em nada os nutrientes que o seu suco possui. Os benefícios continuam sendo os mesmos, e o melhor de tudo que ao adotar o adoçante você evitará usar o açúcar. É só uma questão de costume.

Cuidado com a celulite

É preciso evitar alimentos que possam levar para a temível celulite, são eles: doces, frituras, bebidas alcoólicas e alimentos industrializados. Evitando-os e fazendo os tratamentos corretos, você pode sim, evitar o aparecimento de celulite.

Cuidado na escolha do queijo

Você escuta falar muito que a cor do queijo influencia muito na sua escolha, do que realmente é mais saudável… Mas não caia nessa de achar que todos que são brancos podem ser saudáveis. Aposte somente naqueles que são realmente eficazes para não ter calorias demais, são eles: cottage, ricota e minas. O resto dos brancos, não é recomendável.

Aposte no vinho tinto

Aquela velha história de que ele traz benefícios para a saúde é verdadeira. Mas é importante que o consumo seja correto, apenas uma taça por dia. Além disso, o fundamental é que você pratique exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável. Só o vinho não fará milagres.

O nosso prato influencia muito na maneira que vamos estar. Isso mesmo! O seu humor pode mudar dependendo do que você come. É importante lembrar que para você ter uma vida saudável, precisará praticar algum tipo de exercício físico. E que você saiba que consumir muita água ajuda muito a alcançar o seu objetivo. Por isso, faça as escolhas corretas em relação a sua vida e sua saúde, assim você poderá se sentir melhor com o seu corpo e ter mais saúde.

Se for o caso de querer emagrecer, o importante é que você faça uma bateria de exames para saber que tipo de dieta você pode fazer. Além disso, um acompanhamento de uma nutricionista e de um médico pode ajudar muito para que o emagrecimento seja saudável e, dessa maneira, você evita que o corpo fique com falta de alguns nutrientes.

Aposte sempre em uma alimentação equilibrada que possa conter todas as vitaminas e nutrientes que o seu corpo precisa. Outro detalhe que é muito importante, é em relação ao seu trabalho. Se você utiliza muita energia todos os dias, é preciso que o consumo de alguns alimentos seja constante. Você sabe a diferença entre ser saudável e tentar ser. Por isso, faça as escolhas corretas no seu prato e no seu dia a dia, para que a sua vida fique mais leve e você se sinta realmente saudável e feliz.

Isso não quer dizer abrir mão de tudo que você gosta, é mais uma vez entrar no que comentamos sobre: equilíbrio. Só assim você poderá consumir vez ou outra algo que você gosta. Mas é importante que você aprenda a gosta do resto dos alimentos, os saudáveis. Aprenda a preparar receitas saborosas, assim você irá realmente se sentir feliz quando comer, e alimentos saudáveis não serão mais uma obrigação.

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Juliana Bolzan

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

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