Dúvidas Sobre A Pílula Anticoncepcional – Parte 4

Continuando o esclarecimento sobre pílulas  anticoncepcionais…

11- A pílula melhora ou piora a acne? 

Até pouco tempo atrás os anticoncepcionais suspendiam a ovulação com o uso de uma mistura que continhas componentes estrogênicos, progestogênico e androgênico, sendo que o componente androgênico, que é um hormônio masculino, é o grande responsável por estimular a produção de glândulas sebáceas, elevando a oleosidade, e causar a retenção de líquidos.

O que causa a superprodução de óleo pelas glândulas sebáceas é o aumento do nível dos hormônios sexuais, que além de causar ou piorar a acne, provocam um efeito similar ao dos anabolizantes: seborreia, oleosidade excessiva, queda de cabelo e aumento de pêlos em determinadas partes do corpo.

O que as pílulas fazem, ao menos as pílulas mais modernas, é utilizar substâncias antiandrogênicas como o desogestrel, a  drospirenona e o acetato de ciproterona, para minimizar  os efeitos dos hormônios androgênicos.

Uma coisa que acontece muito é a piora da acne quando há suspensão do uso da pílula, que se dá justamente por causa do aumento do nível dos hormônios masculinizantes ( androgênios).

Entretanto, como cada organismo é único, pode acontecer de um anticoncepcional piorar a acne em determinadas mulheres, daí é preciso conversar com o ginecologista e mudar o anticoncepcional.

12 – A pílula interfere na libido?  

A libido feminina, assim como a masculina, sofre influências diretas da testosterona, que é quem determina mesmo a libido ( em conjunto com outros fatores).

Acontece que a pílula evita o pico de testosterona, o que significa que pode afetar sem a libido e isso é informado inclusive na bula dos anticoncepcionais.

Em alguns casos, entretanto, a mulher fica tão segura com o uso do anticoncepcional, tão sem preocupações, que a libido até aumenta.

É normal que essas alterações ocorram nos três primeiros meses do uso da pílula,então é sempre bom dar esse tempo para que o organismo se acostume. Caso, após esse período, a libido continue alterada, peça ao seu médico para trocar de medicamento!

13- Se esquecer de tomar a pílula um dia, estou desprotegida?

Cada pílula funciona de um jeito, mas em geral a regra é tomar assim que lembrar, mas isso só vale se você lembrar  e tomar nas 12 horas seguintes, pois quanto mais o tempo passa maior é o risco de engravidar. Nesse caso, é recomendado associar a pílula com um método de barreira (camisinha) para obter uma proteção efetiva.

Como nenhum anticoncepcional é 100% seguro e correr risco é bobagem, tem que usar camisinha sempre!

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Dúvidas Sobre A Pílula Anticoncepcional – Parte 4
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. OLÁ, QUE PENA QUE OS CONTRACEPTIVOS INJETAVEIS NAO FOI ABORDADO POIS EU NAO POSSO NEM PASSAR PERTO DOS COMPRIMIDOS, ESTE SERIA UM PALIATIVO,BEIJIM!

  2. MENINAS ALGUMAS DE VCS JA TOMARAM O DALYNE OU O BELARA P ME FALAR QUAL É O MELHOR?
    QUAL DELES INTERFEREM MENOS NA LIBIDO E DAO RESULTADOS NA PELE?
    OBG

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.