Fatores Que Comprometem a Longevidade

É fato que todo mundo quer viver bem e muito, mas será que vocês andam tomando os cuidados necessários para que a expectativa de vida seja alta? Inúmeros fatores comprometem a longevidade, e é sobre isso que vamos falar já!

De início, o que mais compromete a longevidade é o obvio: a idade! O passar dos anos muda completamente o nosso organismo, que envelhece. Ou seja, a coisa não é só externa, mas também e principalmente, interna. As células envelhecem, assim como todos os outros órgãos, o que acarreta doenças, problemas, deficiências e limitações diversas.

Outro fato curioso é que as mulheres são mais propensas a viveram mais, e isso não é teoria furada ou mera suposição, é fato comprovado. É fato que as mulheres cuidam mais da saúde, e isso influencia, cuidam mais da alimentação e também do seu bem-estar emocional, tendo uma qualidade de vida, via de regra, melhor que a da ala masculina.

No mais, até a menopausa a mulher produz estrogênio, um hormônio que protege o sistema vascular. Em contrapartida, os homens têm um desgaste celular muito mais intenso, já que a taxa metabólica deles é mais alta. Se isso é bom porque significa que ele gasta mais calorias e pode comer mais do que nós, é ruim porque leva a uma sobrecarga da “máquina”, e toda sobrecarga gera desgaste, o que aumenta os riscos.

Captura de tela inteira 21052013 223223

Quem está acima do peso, aliás, tende a viver menos, mesmo que seja pouco o peso excedente, já que quando mais gordura há no organismo, mais adipocinas são produzidas, e elas são tóxicas, o que aumenta o risco de problemas cardíacos, diabetes e câncer, dentre muitos outros. A gordura mais perigosa, contudo, é a abdominal, que é a que favorece o acidente vascular cerebral e o infarto, pois gera um quadro inflamatório que afeta os vasos sanguíneos.

Fumar, que não é bom para nada, reduz e muito a expectativa de vida e compromete o projeto “vida longa”. Todo mundo sabe que cigarro faz mal, que é fator de risco para uma série de doenças, inclusive o infarto e o câncer, doenças que matam milhares de pessoas ao redor do mundo todos os anos, mas, mesmo assim, as pessoas insistem em fumar.

O sedentarismo é outro fator que, reconhecidamente, reduz a expectativa de vida. Praticar esportes faz bem para o coração e para o funcionamento de todo o organismo, e quem vive uma vida sedentária tende a ter mais problemas de saúde, o que, é claro, compromete a longevidade.

Muitos estudos sustentam, e isso me parece óbvio, que a grande maioria das doenças está relacionada ao tipo de vida que a pessoa cria para si mesma. Então, se ela tem uma dieta desregrada, se bebe, se fuma e se não pratica esportes, é meio lógico que o organismo não será sadio, será bem mais frágil e vulnerável, certo?

Para aumentar a expectativa de vida, portanto, é preciso ter uma alimentação saudável, não fumar, praticar esportes e beber apenas socialmente.

Beijos

Ju Lopes

Fatores Que Comprometem a Longevidade
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.