Feijão é Uma Maravilha pra Saúde!

Não existe alimento mais democrático do que o feijão, tanto é que aparece na mesa de todo brasileiro, de norte a sul do país, em todas as classes sociais. Ou seja, todo mundo come feijão! E que bom, viu?

É bom porque o feijão é rico em muitas substâncias poderosas pro nosso organismo, inclusive proteínas, que, dentre outras coisas, auxiliam na formação de peptídeos bioativos, que são poderosos antioxidantes que reduzem o risco de vários males, inclusive trombose e câncer.

Rico em polifenóis, que são antioxidantes também, o feijão é a receita certeira pra mandar os radicais livres pra bem longe, o que é ótimo, claro, já que esses danados potencializam o envelhecimento e, pior, dão uma boa contribuição para o surgimento de tumores. O feijão também é rico em fibras, que ajudam no funcionamento intestinal, reduzindo os quadros de prisão de ventre, além de ajudarem também a prevenir o câncer de intestino.

feijão

A relação do feijão com o câncer vem sendo bastante pesquisada, e uma das razões pra que ele seja benéfico nesses sentido está no seu baixo índice glicêmico que impede a liberação rápida de glicose no sangue, o que significa que a insulina não será jogada na corrente sanguínea em grandes quantidades. Isso é bom porque já se constatou que o excesso de insulina está relacionado ao desenvolvimento de alguns tumores.

Um estudo recente demonstrou que, em cobaias, o consumo de feijão reduz a incidência de câncer de mama em até 70%. A justificativa pra isso é que  o feijão, supostamente, regula determinados mecanismos que parecem ser desajustados em quem tem propensão genética a tumores mamários.

Além de ajudar a manter o câncer longe, o feijão também ajuda na perda de peso e no controle da diabetes, além de poder ajudar diversos outros problemas, como doenças cardiovasculares, por exemplo. Há estudos que dizem que os peptídeos bioativos do feijão podem impedir a fabricação de colesterol no fígado. Além disso, supõe-se que  a vicilina estimule a secreção de ácidos biliares, o que significa que deixa de existir a necessidade de buscar colesterol no sangue pra formar esse ácido, o que faz com que parte dele “suma” de circulação.

Não existem muitas diferenças nutricionais relevantes entre os mais diversos tipos de feijão, mas aqui no Brasil o preferido é o feijão carioca. Contudo, alguns estudos vêm dando conta de que o feijão fradinho é o mais poderoso no combate ao colesterol, embora os outros não fiquem muito atrás.

Na verdade, não importa qual o tipo, o que importa mesmo é que o consumo de feijão exista e que seja regular, porque só temos a ganhar! Sim, são muitos os alimentos que prometem melhorar a saúde e promover benefícios diversos, mas o feijão tem sim vários diferenciais, porque promove uma maior sensação de saciedade, melhora o funcionamento intestinal, previne doenças e sustenta como poucos.

O consumo ideal é de ao menos duas conchas  de feijão por dia, e essa quantidade pode ser distribuída nas refeições diárias, como almoço e jantar.

Beijos

Ju Lopes

 

Feijão é Uma Maravilha pra Saúde!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.