Suco Rosa: O Suco do Momento!

No verão passado a moda foi o suco verde, que é ótimo e conquistou meio mundo de gente. Esse ano as coisas “clarearam” um pouco e o que está na boca, literalmente, da galera é o suco rosa! Conhecem? Pois vamos conhecer! O suco rosa nada mais é que a combinação de beterraba crua e laranja, coisa que muita gente já deve ter tomado, mas que, descobriu-se, faz um bem danado pra saúde e ajuda até a melhorar o desempenho físico, sendo esse o motivo pelo qual anda fazendo tanto sucesso, sem esquecer, é claro, que ele protege o cérebro e reduz a pressão arterial!

Desempenho Físico Turbinado!

Como expliquei acima, o suco rosa é feito com beterraba e laranja, sendo que a beterraba é o “ator principal”. A beterraba possui em sua composição um ativo que estimula a produção de ácido nítrico, e essa substância, de acordo com estudos publicados recentemente nos Estados Unidos, faz com que ocorra uma redução na quantidade de oxigênio consumida pelo organismo. E é por esse motivo que  o consumo do suco rosa antes dos treinos melhora o desempenho físico, sendo que o percentual percebido no estudo publicado no Journal of Applied Physioly é de até 16% a mais.

rsz_ximospatzariNo caso da prática de exercícios intensos, notou-se que  os benefícios se mantiveram e os participantes demoraram mais para ficarem exaustos. Além de turbinar o desempenho físico, esse suco aumenta a energia, já que é rico em carboidratos, que servem de energia para o corpo, e açúcar.

O ideal é sempre tomar o suco antes da atividade física, pois isso garante a energia necessária pra que o treino seja feito e a massa muscular seja preservada.

No mais, vale lembrar que a beterraba é fonte das vitaminas do grupo B, que ajudam na transformação de açúcar em energia. Ou seja, tudo contribui para que o treino renda bem mais!

Contudo, é bom  lembrar que existem profissionais que não acham que a beterraba seja a fonte de energia ideal, já que o seu carboidrato não é, supostamente, o mais adequado para a suplementação nutricional e que, por isso, ele não vai ajudar na performance.

Entretanto, os que defendem o suco rosa rebatem dizendo que a ação benéfica dos carboidratos da beterraba nos músculo é indireta, pois se não estiver presente no organismo, o corpo vai acabar usando a proteína como energia e não o carboidrato, o que é ruim, pois assim a proteína não estará disponível pra formação muscular. Vale lembrar que não só a beterraba, mas também a laranja do suco rosa possui boas doses de açúcar e carboidratos.

Ele Protege o Cérebro

Estudos realizados nos Estados Unidos com mais de 140 pessoas, constatou que o consumo de beterraba é eficaz para proteger o cérebro da demência devido a alta presença de flavonoides, em especial as antocianinas, que são antioxidantes poderosos. Todos eles protegem o cérebro, que sofre um processo alto de oxidação, e, com isso, mantém o problema afastado. Só por isso vou começar a tomar esse suco amanhã, porque né, tudo que protege o cérebro me interessa!

Quer mais? A beterraba é rica em nitrato, que se transforma em nitrito no organismo e beneficia o cérebro, já que ajuda na oxigenação do cérebro, melhora a circulação sanguínea a e age como um “tônico cerebral”. Mas não é só, pois essas antocianinas também protegem o sistema cardiovascular e melhoram a circulação, o que, dentre outras coisas, significa que combate a retenção de líquidos. No mais, os flavonoides possuem ação  anti-inflamatória.

Outro benefício do suco é na redução da pressão arterial. É que a beterraba possui uma substância que estimula a produção de óxido nítrico, que tem ação vasodilatadora e ajuda a reduzir a pressão arterial, conforme já foi comprovado por estudos publicados no  American Heart Association.

É um Antioxidante Poderoso!

Tudo que tem ação antioxidante é uma boa ideia porque nós precisamos disso o tempo todo, e essa mistura de laranja com beterraba é uma bomba de antioxidantes, já que além dos antioxidantes da beterraba, que falei acima, temos a vitamina C da laranja, que dentre muitas outras coisas, é também antioxidante.

id1_n_cde4c188402e2cb94d2e9ecb571d80c5

 

Quem pratica exercícios físicos deve apostar na ideia, pois é durante a sua prática que tem-se uma maior circulação de oxigênio, que quando seja até as células, acaba não sendo aproveitando em grande parte, pois se oxida, e como esse suco é antioxidante, evita esse efeito de oxidação excessiva! No mais, a vitamina C é tudo de bom para a imunidade, protege nosso sistema imunológico e previne várias doenças, inclusive as cardiovasculares, ajuda a regular os níveis de colesterol, e, de quebra, combate o envelhecimento da pele.

Como é o Preparo e o Consumo?

O suco é feito com beterraba e sumo de laranja, e a quantidade depende do seu peso, da sua altura e do tanto que você queira tomar. Contudo, a medida base é meia beterraba  e o sumo de duas laranjas, sem açúcar, preferencialmente. A beterraba deve ser crua e o suco deve ser tomado imediatamente, pois assim suas propriedades nutricionais são conservadas.

O ideal é que o suco seja consumido, em média, 30 minutos antes de treinar, isso pra quem pratica atividades físicas, já que ele oferece um bom aporte de energia pra que os exercícios sejam feitos. Ou seja, tome o suco quando precisar de energia, e não antes de dormir, por exemplo.

O consumo é liberado pra qualquer pessoa, mas diabéticos devem ter cuidado já que  a beterraba é rica não só em carboidratos, mas também em açúcar, o que, nesse caso, é um problema. O melhor é conversar com o médico responsável antes do consumo do suco rosa.

Achei a ideia desse suco bem boa, sabia? Beterraba e laranja são coisas baratas que todo mundo tem em casa, né? Acho que se colocar uma cenoura nesse meio aí a coisa fica mais potente ainda, mas vou testar amanhã pra ver o gosto! E o meu conselho é não colocar açúcar, no máximo açúcar mascavo, porque o suco é super saudável, daí pegar e jogar açúcar branco, que é um veneno, no meio, é meio que um “crime”, né?

Alguém aqui já tomou?

Beijos

Ju Lopes

Suco Rosa: O Suco do Momento!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.