As fibras insolúveis estão presentes em todos os alimentos vegetais, mas sua maior fonte são os grãos integrais, hortaliças, verduras, cereais, farelo de trigo, frutas com casca e sementes.
São consideradas insolúveis por não interagirem com a água e proporciona os maiores benefícios no funcionamento intestinal, vez que elas aumentam o bolo fecal e estimulam o peristaltismo do intestino.
Dessa forma, elas atuam na prevenção da constipação, da hemorroida e da diverticulite.
As principais fibras insolúveis são a celulose, a ligina, as mucilagens e algumas hemiceluloses.
As celuloses são encontradas nas cascas das frutas, nos farelos, no feijão, na soja, no milho, na ervilha, nas sementes e nas verduras folhosas.
Elas agem retendo a água nas fezes, o que aumenta seu peso e volume e, por isso, favorecem o peristaltismo do cólon e aumentam a quantidade de evacuações.
A hemicelulose tipo B está presente na aveia, na cevada, no milho e nos farelos.
Já a ligina, que é resistente à ação das bactérias e das enzimas, é encontrada no farelo de trigo, na ervilha, no aspargo e nos cereais integrais.
As mucilagens, presentes em algas e sementes, absorvem as gorduras e poluentes, reduzem os picos glicêmicos e o colesterol e aumentam a tolerância à glicose.
Pelos benefícios apresentados, percebe-se que a ingestão de fibras é muito importante e não deve ser inferior, em indivíduos adultos, a 35g por dia.
Para as pessoas que sofrem com prisão de ventre e não consegue ingerir a quantidade adequada de fibras, existem inúmeros suplementos disponíveis, mas uma alimentação equilibrada, rica em cereais integrais, frutas e verduras dá conta direitinho do recado!
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE