As fibras podem ser divididas em solúveis e insolúveis, e cada tipo possui propriedades específicas e proporcionam benefícios diferentes.
As fibras solúveis são encontradas em frutas, verduras e leguminosas.
Elas atuam no retardo da absorção da glicose, na redução do colesterol, no combate ao câncer do cólon, na prevenção de doenças cardiovasculares, no combate a obesidade e no aumento da sensação de saciedade.
Além disso, as fibras solúveis agem no esvaziamento gástrico, na fermentação das bactérias do cólon, e na excreção de ácidos biliares.
Uma maior ingestão de fibras solúveis provoca uma maior sensação de saciedade e, consequentemente, uma menor ingestão de alimentos, o que ajuda no emagrecimento.
As principais fibras solúveis são as pectinas e as Hemiceluloses tipo A.
A pectina é encontrada na soja, na lentilha, na aveia, na ervilha, na cenoura, na batata, nas frutas cítricas, na maça (casca) e nos vegetais.
A hemicelulose tipo A pode ser encontrada no milho verde, no amendoim, na cevada, na beterraba, na mandioca, na aveia e no farelo de trigo.
É um tipo de fibra que retém água e forma um gel que ajuda na redução da absorção de açúcares e gorduras. Além disso, esse gel aumenta o tempo do esvaziamento gástrico, o que faz com que se demore mais tempo para sentir fome.
Convém lembrar que para que as fibras proporcionem todos esses benefícios, é preciso que se aumente o consumo de água, caso contrário os benefícios serão minimizados e o risco de inchaços e constipação aumentam significativamente.
Lembram do post de ontem sobre a maça? Pois a maça é rica em pectina, e alguns estudos sugerem que comer uma maça antes das principais refeições faz com que a ingestão de outros alimentos seja bem menor.
Então, já sabem né? Vamos comer maça!
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]
https://www.facebook.com/JuLopesPE