Hiperidrose ou também conhecida como Sudorese Excessiva é um grande incômodo para muitas pessoas, atingindo cerca de 1% da população mundial e tornando a vida dessas pessoas, dependendo do grau, intolerável.
As glândulas sudoríparas tem a função em nosso organismo de liberar suor, que está encarregado de controlar a temperatura em nosso corpo, principalmente quando fazemos alguma atividade física. Mas o problema ocorre quando essas glândulas trabalham mais que o normal, causando o suor excessivo, sendo mais proeminente nas mãos, axilas, face e pés.
Além disso, pode desencadear complexo de inferioridade, isolamento e dificuldade na realização de algumas atividades, como levantar os braços, apertar a mão de alguém, tudo devido ao desconforto enfrentado pela pessoa com esse desequilíbrio.
Mas antes de qualquer diagnóstico é necessário procurar um dermatologista para avaliar seu caso e, depois de feitos todos os exames, deve-se buscar o tratamento mais adequado.
Um dos tratamentos mais conhecidos para esse problema é a terapia Iontoforese, que utiliza recipientes com água ou elétrodos úmidos, fornecendo impulsos de corrente contínuos nas áreas que transpiram. O objetivo é normatizar o nível de transpiração excessivo. Cerca de 98% dos pacientes tem resultados de sucesso.
Outro tratamento que está sendo bastante procurado é a injeção de Botox, que é aplicada na região onde existe a sudorese excessiva. O resultado é excelente, mas o tempo de duração é de curto prazo – 4 a 12 meses.
A Indicação Cirúrgica também é indicada para esse tipo de problema, mas existe a chance da hiperidrose compensatória, causando grave transpiração em outras áreas do corpo.
Existem outros tratamentos, mas qualquer um deve ser orientado e/ou feito pelo seu médico, pois todos podem apresentar efeitos colaterais.
Infelizmente a Hiperidrose não tem cura, mas quem sofre desse problema pode, hoje, tornar sua vida mais agradável!!
Beijinhos,
Camila Ramalho