Leites: Conheça os 8 tipos e seus benefícios

Leites para sua saúde e dieta!

O leite é um alimento essencial na nossa alimentação e costuma fazer parte da dieta de todo mundo. Ele é rico em vitaminas, em proteínas, em gorduras e em açúcares, além de minerais como fósforo, manganês e, principalmente, cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e a prevenir a osteoporose dentre muitas outras coisas. Mas, será que todo leite é igual, que todos são igualmente benéficos? Bom, as opções são muitas, e hoje falaremos brevemente de cada um deles.

Leite Integral

O leite integral é o mais consumido do mundo, e ele se caracteriza pela não remoção da gordura natural do leite. O leite integral do tipo A possui uma quantidade menor de micro-organismos, enquanto o tipo B possui uma quantidade maior desses micro-organismos, e o tipo C é o que ganha no quesito micro-organismos, que, ressalte-se, são naturais do leite e não provocam nenhum tipo de doença.

Os Diferentes Tipos de Leite
Os Diferentes Tipos de Leite

Leite Semidesnatado

O que diferencial o leite semidesnatado do integral é que ele possui redução no teor de gorduras, redução essa que pode chegar a 50%. Preservam-se, aqui, as quantidades de cálcio e de proteína. Por possuir mais gorduras que o leite desnatado, ele garante uma maior sensação de saciedade.

Leite Desnatado

A grande diferença do leite desnatado é que nele a redução de gorduras é total quando comparado com o leite integral, sendo, assim, uma boa opção pra quem está em dietas de emagrecimento.

Leite de cabra

Um leite que é bem forte e rico em gorduras é o leite de cabra, que possui, ainda, uma melhor digestibilidade que o leite de vaca por possuir uma maior porcentagem de glóbulos pequenos de gordura. Ele é rico em vitamina B6 e vitamina B12, além de cálcio e ferro.

Leite de soja

O leite de soja já vem sendo muito utilizado e há bastante tempo, sendo considerado um leite de alto valor nutricional, que é rico em proteínas (ótimo pra quem, como eu, não come carne!), sendo indicado pra todas as pessoas, mas principalmente pra quem tem intolerância à lactose e pros vegetarianos e veganos. A parte ruim é que a quantidade de cálcio é considerada baixa, mas os teores de proteína são bem similares. Como os níveis de gordura também são mais baixos, é uma boa opção pra quem não pode consumir gorduras ou tem problemas com colesterol alto.

Leite Sem lactose

O leite sem lactose é indicado para as pessoas que têm intolerância à lactose, que é o açúcar do leite, simplificando. Os leites zero lactose podem ser integrais ou semidesnatados, mas é importante verificar se existe ou não nesses produtos uma enzima chamada lactase (é diferente de lactose).

Leite de quinoa

O leite de quinoa é uma boa opção por ser rico em aminoácidos e minerais, e por ser, ainda, um alimento de alto valor nutritivo. Com certeza vocês já ouviram falar da quinoa, né? É um alimento considerado completo e que apresenta o maior teor de proteínas entre os cereais. No mais, possui baixo índice glicêmico, o que é excelente por não gerar picos de insulina, e é rico em ferro.

Leites: Conheça os 8 tipos e seus benefícios
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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