Para minha alegria, o inverno chegou!
Só esqueceram de avisar a São Pedro que na Bahia também tem inverno, porque o sol tá saltitante no céu, rachando meu juízo!
Mas, tá mais fresco do que no resto do ano, então tá valendo!
No verão, com aquele calorzão todo, é fácil sentir sede e ingerir uma quantidade maior de líquidos, o que mantém o organismo hidratado.
Mas no inverno, com o friozinho batendo, o hábito de ingerir líquidos fica esquecido, sobretudo a água, que é fria.
Mas não dá pra esquecer de tomar a água, mesmo nos dias frios, pois, apesar de perdermos menos líquido com a transpiração, o organismo precisa dela para manter a temperatura corporal, a hidratação celular e, além disso, para auxiliar no transporte de substâncias para o interior do organismo.
A água ajuda, ainda, a eliminar as toxinas do organismo.
Deixar de beber água na quantidade ideal pode ocasionar distúrbios digestivos, respiratórios, urinários, alérgicos, vasculares e metabólicos.
Acha pouco? Um motivo a mais: no inverno a gente sente mais fome e , tomando água, dá pra enganar essa fome e não ganhar quilinhos extras na estação do frio!
A quantidade ideal de água depende de vários fatores, mas a média é de oito copos de água por dia.
Assim, mesmo que a vontade de beber água não apareça, beba religiosamente os oito copos de água por dia, para que o organismo possa funcionar direito!
Além de ingerir água, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em água, como chás, frutas (abacaxi, melão, melancia, pêra, laranja e tangerina) e sopas, que, quentinhas, fazem o maior sucesso no inverno!
Eu ando sempre com a minha garrafinha pra cima e pra baixo, e vou tomando golinhos o dia todo, pra nunca sentir sede, pois a sede significa que o organismo já está debilitado.
Beijos
Ju