Já comentei por aqui algumas vezes que tenho intolerância ao calor e que, portanto, o verão é um tormento em minha vida, porque eu sofro, sofro e sofro.
Fico muito “mole”, passo mal, minha pressão cai, fico irritada, indisposta, enfim, um desastre, e vejo que muita gente passa pelo mesmo problema, por isso resolvi fazer um post com dicas para amenizar esse quadro, certo?
A junção do sol com o calor intenso pode levar a quadros de desidratação, por isso, o mais lógico é “fugir” do sol, sobretudo entre as 10 e as 16 horas, que é quando ele está mais forte. Praticar exercícios físicos, bater perna na rua ou coisas do tipo, nesses horários, está absolutamente fora de cogitação.
Estando protegido do sol, é essencial manter organismo hidratado e, para isso, é preciso aumentar a ingestão de água, de sucos e de chás. Além disso, optem sempre por alimentos mais leves e evitem os que demoram para serem digeridos, que são mais “pesados” e aumentam a sensação de moleza.
Os banhos devem ser de água fria, no máximo em temperatura ambiente, porque não tem a menor lógica, num calor danado, tomar banho quente, que além de “aumentar” o calor, piora a sensação de “moleza”.
Falando nisso, é bom, de vez em quando, molhar a nuca com água fria (ou passar gelo!), pois isso ameniza a sensação de moleza, acelerando a perda de calor, onde a temperatura corporal é “transferida” para o ambiente.
O escalda pés com água fria também é outra boa pedida e ajuda a reduzir o calor.
Uma coisa que não pode é usar roupas de tecidos pesados, sintéticos e escuros. O ideal são os tecidos de algodão, que permitem que a pele respire, e as cores mais claras que, teoricamente, absorvem menos calor.
Sempre que possível, fique em ambientes frescos e, preferencialmente, com ar condicionado que, no verão, é item de primeira necessidade! Para quem acha que é frescura, vale alertar que o ar condicionado reduz a temperatura do ambiente e isso faz com que a perda de calor do corpo seja favorecida, o que aumenta a sensação de bem-estar e afasta a moleza.
Outra dica boa é , ao menos nos quartos, ter blecaute, que são aquelas “grossas” que impedem a passagem de luz, além de reduzir o calor do ambiente, já que o calor que é absorvido tende a ficar acondicionado entre a cortina e a janela. Ou seja, os ambientes com blecaute demoram mais a ficar quentes, o que sempre é muito bom!
No mais, é procurar sempre se manter na sombra, na fresca, nos ambientes mais arejados e onde o sol não bata diretamente. Andar sempre com uma garrafinha de água mineral geladinha também ajuda muito, porque muitas vezes a gente se esquece de beber água, levando à desidratação e, consequentemente, a moleza.
Digo todo dia que o ideal mesmo era ter um mini ar condicionado portátil, porque assim não “existiria” calor e eu viveria “feliz para sempre”, mas enquanto isso não acontece, o jeito é ir se virando com as armas que temos!
Beijos
Ju Lopes