Todo mundo sabe que a babosa faz maravilhas nos cabelos, né? Mas ela possui muitas outras propriedades importantes, e é isso que vou mostrar para vocês hoje.
A babosa, também conhecida como Aloe, contém setenta e cinco componentes nutricionais e duzentas outras substâncias, sendo que vinte são minerais, doze são vitaminas e dezoito são aminoácidos essenciais.
Como possui um alto valor nutricional, a babosa proporciona os mais diversos benefícios para a saúde.
É considerada uma planta de cura e usada no tratamento de queimaduras, artrite, cicatrizes, acne, caspa, úlceras, psoríase e herpes.
Possui propriedades antibactericidas, antiinflamatórias, anti fúngicas, laxativas, vermífugas, emolientes, rejuvenescedoras e hepáticas.
A indústria de beleza utiliza a babosa em produtos para o cabelo e para a pele, pois ela fortalece o cabelo, amacia, hidrata e atua como hidratante, calmante e suavizante para a pele.
No aparelho digestivo, a babosa funciona como um tônico digestivo, regulador intestinal, laxante e purgante, se tomado em doses muito altas.
Possui efeito bactericida e antiinfeccioso contra o vírus da gripe, da herpes I e II, da varicela e em mais 9 espécies: Citrobacter sp., Serratia marcescencens, Enterobacter cloacae, Klebsiella pneumoneae, Pseudomonas aeruginosa, Staphilococcus aureus, Streptococcus pyogens, Streptococcus agalactiae e Candida albicans.
Estuda-se, ainda, o efeito da babosa na leucemia linfocítica e em alguns tipos de câncer, vez que os oligossacaríados presentes nesta planta combatem as células malignas.
Enquanto a aplicação cosmética é altamente recomendada, existe muita controvérsia em relação ao uso interno.
Ela pode ser manipulada em cápsulas, onde a posologia não deve ultrapassar 50mg por dia, ou preparada em sucos e tônicos fermentados.
A polpa da babosa pode ser empregada diretamente nos cabelos e em queimaduras, onde proporciona efeito imediato de alívio.
Se tomada em excesso pode causar diarréias sanguinolentas, vômitos, cólicas intestinais, hipotermia e convulsões.
É contra indicado para gestantes, lactantes, crianças e indivíduos portadores de obstrução das vias biliares, cistites, hemorróidas, prostatite, doença de Crohn, insuficiência renal ou cardíaca, colite ulcerosa, síndrome do intestino irritável.
Eu tomo o sumo da babosa fermentado com mel já tem anos, mas eu não indico para ninguém porque acho que a automedicação, nesses casos, é um perigo.
Eu tomo, gosto muito, me faz muito bem e meu organismo reage bem, mas isso não significa que o mesmo vá acontecer com vocês, certo?
Juízo!!
P.s: Ainda vou indicar várias coisas para a libido, viu: Não acabou não!
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]