O agar agar, que é extraído de algas marinhas, é um suplemento nutricional rico em fibras alimentares, carboidratos e ferro.
O alto teor de fibras auxilia na regulação do trânsito intestinal , sendo por isso, indicada no tratamento de constipação crônica, síndrome do intestino irritável e prisão de ventre.
Por ser pobre em lipídios e aumentar a sensação de saciedade, é especialmente indicado para regimes de emagrecimento e ajuda, ainda, a reduzir as taxas de colesterol.
Possui uma quantidade considerável de proteínas, tiamina, riboflavina, piridoxina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, , histidina, leucina, licina, isoleucina, vitamina E, vitamina K, zinco, arginina, mucilagens, iodo, magnésio, ferro, sódio, manganês, fósforo, cálcio, selênio e cobre.
É uma fibra insolúvel em água fria, mas que se expande e absorve uma grande quantidade de água, formando, assim, um gel que não é absorvido e nem fermentado, o que é importante nos processos de emagrecimento.
O agar agar hidrata e aumenta o bolo fecal, o que, além de ajudar na regulação do trânsito intestinal, estimula o metabolismo e ajuda no tratamento da celulite e da gordura localizada.
Deve-se ficar atento para a quantidade ingerida, pois doses elevadas podem causar diarreias intensas, já que o agar agar é um laxante suave.
Não deve ser utilizado em casos de obstrução intestinal, assim como o uso não é indicado para gestantes e diabéticos.
A posologia indicada é de uma cápsula de 0,5 à 1g antes das principais refeições, sempre junto com MUITA água, pois, como toda fribra, o agar agar pode causar ressecamento se o consumo de água for insuficiente.
Acho uma boa opção para quem tem prisão de ventre, para quem quer fazer suplementação de fibras e para quem quer tomar algo para emagrecer que não interfira no sistema nervoso.
Ele é vendido em farmácias, em cápsulas prontas, e pode ser manipulado em farmácias de manipulação a preços bem amyghos.
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]
https://www.facebook.com/JuLopesPE