Tão importante quanto praticar atividades físicas é se alongar, antes e depois dos exercícios ou mesmo no dia a dia, durante as atividades de rotina. Poderoso relaxante, o alongamento estica as fibras musculares até o seu máximo, e o que sente ao final é uma gostosa sensação de corpo flexível e relaxado.
Pode, e deve, ser praticado por pessoas de todas as idades e todos os tipos físicos, não necessita grandes esforços, em qualquer lugar, no ônibus indo para o trabalho, no carro, assistindo TV, em frente ao computador; além do que, a prática regular de alongamento permite que o músculo suporte mais e melhor as tensões musculares de atividades rotineiras como um simples caminhar, correr ou sentar, e também previne possíveis lesões nos ossos, tendões, ligamentos e no próprio músculo. O melhor de tudo é que dá pra fazer sozinha, quando, onde e como quiser, além do que não precisa de professor. Dentre os benefícios podem ser citados:
– Aumento da flexibilidade
– Promoção de relaxamento mental e corporal
– Ajuda a prevenir lesões
– Aquece os músculos
– Melhoria a circulação sanguínea
– Faz com que os movimentos fiquem mais leves e mais soltos
– Diminui, ou até mesmo, reduz as tensões
A forma correta de fazer alongamento é começando a se esticar até sentir o músculo estendido, segure na posição por cerca de 30 a 40 segundos, relaxe depois e volte a fazer novamente o movimento. Procure não ultrapassar o seu limite, observe também o nível de intensidade dos movimentos, que devem ser lentos e suaves, para não causar danos.
Adote um rotina de alongamento, ao acordar, a tarde e antes de dormir, e principalmente antes e depois das atividades físicas, com certeza você vai sentir todos os benefícios além da instantânea sensação de prazer.
Sendo assim, o negócio é se esticar, sentiu alguma tensão se alongue, não sentiu se alongue, faça sempre que quiser e sempre que precisar relaxar.
Beijos
Lili Nascimento
E-mail: [email protected]