Ando super curiosa a respeito das frutas exóticas e , pesquisando, me deparei com a Physalis, também conhecida como camapu.
Depois de muito ler, fui pesquisar umas fotos e reconheci, naquela fruta de nome estranho, uma frutinha muito comum aqui no Nordeste, que servia de “arma” nos meus badoques (estilingue) de criança: o Joá de Capote!
Pode uma coisa dessas?
Pois bem, a physalis, que possui altos teores de vitamina A, vitamina C, ferro, fósforo, alcaloides, flavonoides e fitoesteroides, proporciona inúmeros benefícios para a saúde.
Benefícios Para a Saúde
Na Amazônia, a physalis é utilizada para combater o reumatismo, as doenças de pele, de bexiga, de fígado e de rins, e a diabetes.
É muito utilizada para combater as dores de garganta e reduzir as taxas de colesterol.
Fortalece o sistema imunológico e evita a rejeição de órgãos transplantados!
Além disso, purifica o sangue.
Estudos em andamento analisam o efeito da fruta no combate a alguns tipos de câncer, graças ao seu alto potencial de fortalecer e proteger o sistema imunológico.
Descobriu-se recentemente que a fisalina (physalina), substância encontrada na physalis que pertence ao grupo dos corticosteroides, evita a rejeição de órgãos transplantados.
É antiviral e anti-inflamatório potente!
A fisalina provou ser 30 vezes mais forte que os anti-inflamatórios comercializados atualmente.
Esses mesmos estudos revelam que a physalis possui efeito antiviral contra herpes, pólio, gripe e HIV tipo 1.
Como consumir?
Pode ser consumida in natura, em forma de doces, geleias, compotas, sorvetes, sucos, licores, molhos doces e chás.
Aqui em Jee é facinho de encontrar, é só procurar no quintal dos vizinhos (hahahaha), mas nas grandes cidades é vendida em mercados e feiras.
Beijos
Ju