Probióticos – pequenos seres do bem

Foto: Reprodução

Só quem sofre com prisão de ventre sabe o quanto esse problema é incômodo. Fora que ataca o resto do organismo todo, basta o intestino não funcionar que o cabelo e a pele refletem o problema, além do humor da pessoa que não fica nada amigável. As vezes, essas disfunções intestinais, podem refletir até problemas maiores como doenças e inflamações.

E os responsáveis pelo bom ou mau funcionamento desse órgão são os micróbios, presentes em várias partes do corpo, dentre elas a mucosa oral e a mucosa intestinal. E, o que afeta essa flora normalmente são alterações na alimentação e na dieta, antibióticos, e a ingestão de alguns tipos de laticínios

Diarréia, problemas no fígado, infecção, carcinogênese, putrefação intestinal, são só alguns dos problemas decorrentes da ação desses micro-organismos quando em desequilíbrio, mas o uso de certos alimentos como os chamados probióticos podem ajudar a manter o equilíbrio entre esses minúsculos seres que povoam o corpo humano.

Os probióticos são pequenos organismos vivos, que ao serem consumidos influenciam positivamente o trato intestinal, beneficiando a saúde e a flora natural de quem ingeriu. Estão presentes, principalmente em laticínios, como os iogurtes por exemplo, e dentre os benefícios atribuídos ao seu uso regular temos:

*Melhora a digestão e a ajuda a absorver nutrientes.
*Inibe a proliferação de micro-organismos patogênicos.
*Ajudam na produção de substâncias que, ao controlarem o PH, funcionam como antibacterianos.
*Promovem a produção de vitamina B.
*Estimula o sistema imune, ativando-o principalmente contra organismos malignos.
*Equilíbrio da microflora.
*Aumenta a produção de anticorpos.
*Diminuição de sintomas alérgicos.
*Redução de triglicerídeos e do colesterol.
*Alívio da prisão de ventre.

Esses pequenos seres não chegam a alterar a flora bacteriana natural, mas ajudam no funcionamento do organismo, atuando junto com os já existentes.
Sendo assim, os iogurtes que contêm esses organismos podem ser considerados poderosos remédios naturais, podendo e devendo, serem tomados uma vez ao dia, garantindo assim uma saúde de ferro.

Beijos

Lili Nascimento
E-mail: lilinems1@hotmail.com

Probióticos – pequenos seres do bem
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.