Vocês já ouviram falar de psiconeuroimunologia?
A psiconeuroimunologia é uma especialidade médica que estuda, basicamente, a relação entre as emoções e o sistema imunológico.
Alguns estudos determinaram que fatos estressantes ou traumáticos podem dar origem a sentimentos e pensamentos negativos (isso a gente sabia!), sendo que estes sentimentos e pensamentos influem nas defesas imunológicas do organismo.
Comprovou-se, também, que o riso e o bom humor estimulam o sistema imunológico, da mesma forma que crenças negativas e mau humor o enfraquecem.
Hoje os cientistas já conseguem traçar o perfil de pessoas que podem desenvolver determinada doença por conta do seu perfil psicológico, coisa que as terapias alternativas, como o Reiki, já sustentavam séculos atrás.
Assim, pessoas que engolem a raiva, que vivem em processos de negação, que dissimulam e abafam os sentimentos e emoções, dentre outras coisas, possuem uma probabilidade muito maior de desenvolver certos tipos de doença.
No sentido oposto, pessoas que riem de si mesmas, que não se levam tão a sério, que exprimem suas emoções, sejam elas positivas ou negativas, enfim, pessoas que encaram a vida de forma mais leve e com mais alegria possuem um sistema imunológico mais forte e estão menos propensas à doenças como câncer, depressão, hipertensão, cardiopatias e fobias diversas.
Um recente estudo publicado na Psychosomatic Medicine sobre um grupo de pacientes que passaram por uma angioplastia mostrou que os pacientes deprimidos, com baixa estima, com senso de inferioridade e sem otimismo tem maior predisposição de ter uma artéria novamente bloqueada do que os pacientes que possuem uma atitude mais leve e positiva perante a vida.
Outro estudo, realizado na Universidade de Wisconsin, verificou que pessoas que possuem uma atitude negativa apresentam um nível maior de atividade na parte frontal direita do córtex cerebral, interferindo nos neurotransmissores ali presentes, levando a uma redução significativa da imunidade do organismo. Por outro lado, os mais bem humorados têm justamente o lado oposto, o esquerdo, mais ativo, e uma melhor resposta imunológica.
Me surpreende que a ciência tenha demorado tanto para constatar uma coisa tão obvia, pois é meio lógico que o mau humor afeta a saúde das pessoas, pra dizer o mínimo, já que mau humor gera uma alta carga de estresse, que é responsável por inúmeros malefícios.
Além de afetar a própria saúde, o mau humor de uma pessoa afeta a vida das pessoas próximas e pode sim desencadear doenças, tanto físicas como psicológicas.
Ademais, sorrir nos mantém mais jovem, porque sorrindo a gente está feliz e felicidade rejuvenesce! Portanto, joguem a carranca fora e tratem de começar a brincar de dar risada, uma brincadeira que faz bem pra pele, pro corpo e pra alma!
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br