Receitas da sorte para o Réveillon!

 

Lentilhas

Sabemos que na virada de ano existem muitas crendices e tradições. Nem todos acreditam ou gostam desta festa de simpatias e rituais da sorte, mas uma coisa é certa: se não entramos no ritmo, o réveillon não é o mesmo.

Três itens básicos que fazem parte da ceia para trazer sorte, dinheiro e saúde: lentilha, romã e uvas. Por isso, trouxemos hoje duas receitas que podem fazer a diferença em sua mesa: a sopa de lentilha e uma sobremesa que utiliza todos os itens da “sorte” citados acima.

Sopa de Lentilhas

Ingredientes:

1/2 kg de lentilha

1/2 litro de água

1/2 xícara (chá) de azeite

5 dentes de alho picados

2 cebolas picadas

2 tabletes de caldo de carne

100g de bacon picado

Sal

Pimenta

Cheiro verde

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque a lentilha e cubra com água. O ideal é que a lentilha fique de molho por 24 horas, mas se você tiver pressa, deixe por 3 horas (no mínimo).

Coloque numa panela para cozinhar, sem os temperos, por aproximadamente 40 minutos. Experimente um pouco e, se quiser uma consistência mais macia, deixe cozinhar um pouco mais.

Quando a lentilha estiver quase pronta, prepare o tempero. Pegue uma panela e coloque o azeite, o bacon e deixe dourar. Coloque a cebola, depois o alho e os cubos de carne amassados. Deixe apurar.

Acrescente o tempero na lentilha cozida e misture bem. Se quiser, coloque pimenta do reino a gosto e deixe por mais alguns minutos para que a lentilha pegue o sabor do tempero.

Prove o sal e, para terminar, acrescente o cheiro verde.

Mil Folhas da Sorte – Sobremesa!

Ingredientes:

Papel manteiga para forrar a forma

1 Kg de massa folhada congelada

½ xícara (chá) de manteiga derretida (para pincelar)

250 g de morangos lavados e picados

100 g de figos secos picados

100 g de damascos picados

100 g de ameixas sem caroço picadas

50 g de uva passa branca

50 g de uva passa preta

suco de 1 limão

10 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Creme 1

3 ovos inteiros

1 xícara (chá) de açúcar

4 colheres (sopa) de fécula de batata

3 ½ xícaras (chá) de leite

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 embalagem de sorvete de morango

Modo de Preparo

– Prepare o sorvete conforme as instruções da embalagem. Coloque em uma forma para bolo retangular, espalhe bem e leve ao freezer por, no mínimo, 4 horas.

– Descongele a massa folhada de acordo com as instruções da embalagem. Em seguida, abra e corte 36 folhas no formato de um retângulo de 5×7 cm. Unte bem cada uma delas com manteiga, sobrepondo-as (reserve).

– Disponha 12 retângulos em uma assadeira grande forrada com papel manteiga, leve ao forno médio pré-aquecido por 10 minutos ou até dourarem.

– Retire do forno com cuidado, coloque-as sobre o papel toalha. Proceda da mesma maneira com o restante da massa até assar todas.

– Enquanto isso, misture as frutas picadas e as passas em uma tigela, regue com o suco de limão e deixe macerar por no mínimo 15 minutos.

Creme 2

– Bata no liquidificador os ovos, o açúcar e a fécula de batata até que se misturem todos os ingredientes. Em uma panela, ferva o leite com a canela e a baunilha e, em seguida, despeje sobre o creme de ovos aos poucos, mexendo sem parar.

– Transfira o creme para a mesma panela, leve ao fogo e cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver. Retire do fogo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando.

Montagem

– Em pratos individuais, intercale uma folha de massa com uma colher (sopa) do creme.

– Corte o sorvete do mesmo tamanho da massa e coloque por cima da última camada de creme.

– Coloque as frutas por cima do sorvete e finalize com uma folha de massa. Polvilhe com açúcar de confeiteiro. Decore a gosto.

– Se preferir, sirva com uma colher de creme por cima.

As receitas são ótima, espero ter agrado vocês, leitoras!

Até a próxima!

Keila Vettorazzo.

Receitas da sorte para o Réveillon!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.