Como Engordar?

Meio mundo de gente querendo emagrecer, lutando contra o excesso de peso, e outras tentando, sem muito sucesso, engordar de todo jeito. Parece injusto? Mas é real e a dificuldade para engordar é tão grande quanto a dificuldade para emagrecer. Cruel, não?

Parece sonho poder comer tudo o que quiser, na hora que quiser e quantas vezes quiser, sem se preocupar com os quilinhos a mais. Mas o que é sonho para uns, pode ser pesadelo, e dos grandes, para outros!

A base de tudo é investigar o que está por trás da magreza, o que impede que a pessoa engorde. De modo geral, “os magros de ruim” possuem um metabolismo muito mais acelerado, e é ele quem controla, simplificando, a quantidade de calorias que será queimada. Existe, também, a questão genética, que determina muita coisa, como, por exemplo, a propensão que a pessoa tem para acumular gordura.

200248949-001

Se o problema não é genético, é preciso investigar outras possibilidades. De início é preciso ver se a pessoa sempre foi magra ou se o emagrecimento foi repentino, o que pode indicar problemas na tireóide, bulimia, anorexia ou diabetes, dentre outras coisas. Se o emagrecimento foi superior a 10% do peso total em um período de seis meses, é preciso, sim, analisar essas possibilidades acima descritas.

Mas, se estiver tudo bem, se não existirem problemas de saúde, e a pessoa quiser ganhar mais “recheio”, vale alertar que a luta é árdua, já que engordar, ganhar massa magra, é muito difícil!

Engordar, nesses casos, vai além de se entupir de doces, pizzas, fast food e demais bombas calóricas, porque esses alimentos podem até levar a um aumento de peso, mas não sem causar problemas graves, como aumento do colesterol, por exemplo. Além disso, alimentos desse tipo são pobres em nutrientes e a carência nutricional pode acarretar problemas de saúde.

O ideal para quem quer uns quilinhos a mais é procurar ajuda de um nutrólogo, um nutricionista e/ou um endocrinologista para montar um cardápio pobre em gorduras saturadas e rica em fibras, carboidratos não refinados e proteínas. Apesar de ser indicado o consumo de proteínas (que é benéfico, pois ajuda no crescimento dos músculos, dentre outras coisas), tanto para engordar quanto para emagrecer, o abuso pode elevar os níveis de cortisol, hormônio que, dentre outras funções, facilita o catabolismo e barra o aumento da massa magra, que é o intuito de quem deseja ganhar peso.

Além de uma dieta correta, é preciso investir em exercícios físicos, sobretudo os de força, pois isso ajuda o organismo a utilizar melhor as calorias extras.

Cardápio Ideal

O cardápio ideal conta com um café da manhã rico em carboidratos integrais, associado a pequenas porções de proteínas, um almoço caprichado com a dobradinha tradicional (feijão com arroz) associada a vegetais, legumes e proteínas, inclusive as proteínas vegetais. O jantar pode contar com os mesmos alimentos do almoço, sendo importante incluir carboidratos, proteínas, verduras e legumes. Vale lembra que as gorduras do bem, como o azeite de oliva, também são bem vindas!

Beijos

Ju Lopes

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

O Que Comer Nos Dias Mais Quentes?
Alimentos que prejudicam sua dieta!
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Uma resposta para “Como Engordar?”

  1. Nathalie B.W. disse:

    Eu sempre sou chamada de “magra de ruim”, mas ninguém pára pra ver o que está por trás da tal magreza!
    Sou diabética desde criança, e a magreza veio de alguns problemas de saúde. Cheguei a perder 5 kg em coisa de uma semana.
    E realmente, recuperar peso não é NADA fácil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.