Contra a perda de memória e as doenças associadas a ela, as borbulhas aparecem como um medicamento muito eficaz.
A recém descoberta, deixou muita gente animadinha, saber que a bebida muito usada em ocasiões comemorativas têm efeitos medicinais é motivo de um brinde especial. O vinho já é um velho conhecido na luta contra o envelhecimento precoce, por ser considerado uma excelente antioxidante natural. A recomendação “Aprecie com moderação” aparece na ingestão das duas bebidas, mesmo com indicação médica, a quantidade deve ser dosada para evitar o incentivo ao alcoolismo e as doenças decorrentes.
A boa notícia surgiu a partir de uma pesquisa realizada na Reading University, que comprovou a presença de compostos de polifenol presentes nos vinhos tintos, também no champanhe. Isso porque as uvas vermelhas, aparecem na composição de alguns tipos de espumantes. O resultado observado é a melhora da memória espacial e a capacidade de gravar as novas memórias. O avanço da idade não interfere nesse processo, por isso funciona mesmo em pessoas mais experientes.
Cientistas da universidade britânica utilizaram ratos para realizar os testes que comprovaram a presença dos polifenóis. O componente age no retardamento da perda de proteína que está diretamente associada ao envelhecimento e, consequentemente, à perda de memória que acontece de forma gradual.
O teste basicamente funcionou da seguinte maneira: uma parte dos animais ingeriram as borbulhas junto à comida e a outra parte só se alimentou de comida. Os dois grupos foram colocados em espécies de labirintos à procura de comida. Cinco minutos após serem retirados do labirinto, foram novamente colocados no caminho complexo para testar a habilidade de encontrar o mesmo caminho percorrido.
Na comparação entre quais dos dois grupos tinha se destacado em achar o caminho primeiro, a maior parte dos animais que beberam champanhe, 70% deles, tiveram sucesso em encontrar a trilha. Já na outra parte, só 50% conseguiu achar o caminho.
E não param por aí, após o período de seis semanas ingerindo a bebida junto ao jantar, os ratos demonstraram o aumento das proteínas que auxiliam na retenção de memória em incríveis 200%.
Se atente ao tipo de champanhe antes de consumir
Não saia por aí bebendo qualquer tipo da bebida achando que vai dar uma up na memória. É preciso dar uma olhadinha no rótulo antes de consumir para descobrir se há uvas vermelhas na composição. Para isso, observe se a bebida escolhida está classificada na categoria conhecida como blanc de noir, essa contém uvas vermelhas.
Já a categoria blanc de blanc, não possui os mesmo efeitos, é produzida somente com uvas claras. Portanto, não esqueça de ler a embalagem do espumante ou champanhe, antes de comprá-lo.
Além da novidade, a bebida também oferece benefícios como a redução de doenças do coração. Segundo informações da Fundação Britânica de Nutrição, uma taça de champanhe apresenta cerca de 91 calorias, esse é o índice recomendado pelo departamento de saúde do país. Mulheres não podem exceder o limite de dois copos pequenos da bebida por dia.