Sabia que dormir mal engorda, dá olheiras e prejudica a saúde?

Difícil encontrar alguma mulher neste mundo que não gosta de dormir ou que não seja adepta a uma boa noite de sono. É o momento do dia, ou melhor, da noite, em que o corpo está em pleno descanso, a mente também entra em equilíbrio e todas as células da pele entram em um processo de renovação. O sono é responsável por tudo isso e muito mais: melhora o funcionamento do organismo, dá mais disposição e também ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

Mas o que acontece quando esse sono bom não aparece? Noites em claro por conta do trabalho, muitas horas cuidando da casa, marido, filhos, faculdade… E, nada de sono. A falta de boas noites dormidas prejudica o metabolismo. Ou seja, quanto menos seu corpo e sua mente descansarem, mais lento ficará o metabolismo e, assim, menos você vai emagrecer. Isso acontece porque quando o corpo está dormindo, o organismo aumenta a produção dos hormônios importantes para a queima de gordura.

Quando você não dorme, o corpo não descansa, não produz estes hormônios e, consequentemente, não consegue queimar calorias nas atividades do dia seguinte. Outro detalhe importante: uma noite mal dormida, ou muitas noites em claro, deixam o corpo mais lento no dia seguinte, Além de você se sentir cansada e com mais fome.

Um dos hormônios mais importantes que o corpo produz durante as horas de sono é chamado leptina, responsável por dar a sensação de saciedade depois que você ingere os alimentos. Se não produzido, a refeição vai parecer insuficiente para matar a fome e, assim, você vai acabar comendo mais. Por isso a relação entre uma boa noite de sono e a perda de peso. A queima de gorduras pode reduzir pela metade quando você não dorme entre seis e oito horas durante a noite.

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Vale ressaltar que horas de sono durante o dia não fazem o mesmo efeito que as horas de sono durante a noite. Com certeza sua vó ou sua mãe já lhe disseram: a noite é feita para dormir. E é mesmo! Só quando você dorme entre 23h e 7h é que o corpo consegue descansar bem. Outro fator que prejudica a sua saúde pela falta de sono é o cansaço. Primeiro começa com a falta de vontade de ir à academia, falta de concentração no trabalho e depois até atividades simples, como lavar a louça, parecem longas e cansativas. Além disso, noite mal dormidas fazem os músculos ficarem mais fracos e sem definição.

A falta de sono também envelhece a pele. Isso porque enquanto você dorme, seu organismo faz a renovação celular da pele e, assim, ajuda a fazer uma espécie de rejuvenescimento natural. Um dos hormônios mais importantes que se reproduzem quando o corpo está descansando, é a melanina. Ele é responsável por uniformizar o tom da pele, promover o aumento do colágeno e da elastina, que deixam seu rosto mais esticado e, também, adia o efeito de envelhecimento da pele.

Sem noites boas de sono, aparecem as rugas, as olheiras e muito cansaço no dia seguinte. Além disso, sua imunidade ficará mais fraca e as chances de você adoecer serão bem maiores. Por isso, a partir de hoje, repense sobre as suas horas de sono e tende descansar todas as noites!

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Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

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