Sabia que dormir mal engorda, dá olheiras e prejudica a saúde?

Difícil encontrar alguma mulher neste mundo que não gosta de dormir ou que não seja adepta a uma boa noite de sono. É o momento do dia, ou melhor, da noite, em que o corpo está em pleno descanso, a mente também entra em equilíbrio e todas as células da pele entram em um processo de renovação. O sono é responsável por tudo isso e muito mais: melhora o funcionamento do organismo, dá mais disposição e também ajuda a evitar o envelhecimento precoce.

Mas o que acontece quando esse sono bom não aparece? Noites em claro por conta do trabalho, muitas horas cuidando da casa, marido, filhos, faculdade… E, nada de sono. A falta de boas noites dormidas prejudica o metabolismo. Ou seja, quanto menos seu corpo e sua mente descansarem, mais lento ficará o metabolismo e, assim, menos você vai emagrecer. Isso acontece porque quando o corpo está dormindo, o organismo aumenta a produção dos hormônios importantes para a queima de gordura.

Quando você não dorme, o corpo não descansa, não produz estes hormônios e, consequentemente, não consegue queimar calorias nas atividades do dia seguinte. Outro detalhe importante: uma noite mal dormida, ou muitas noites em claro, deixam o corpo mais lento no dia seguinte, Além de você se sentir cansada e com mais fome.

Um dos hormônios mais importantes que o corpo produz durante as horas de sono é chamado leptina, responsável por dar a sensação de saciedade depois que você ingere os alimentos. Se não produzido, a refeição vai parecer insuficiente para matar a fome e, assim, você vai acabar comendo mais. Por isso a relação entre uma boa noite de sono e a perda de peso. A queima de gorduras pode reduzir pela metade quando você não dorme entre seis e oito horas durante a noite.

dormir mal - Sabia que dormir mal engorda, dá olheiras e prejudica a saúde?

Vale ressaltar que horas de sono durante o dia não fazem o mesmo efeito que as horas de sono durante a noite. Com certeza sua vó ou sua mãe já lhe disseram: a noite é feita para dormir. E é mesmo! Só quando você dorme entre 23h e 7h é que o corpo consegue descansar bem. Outro fator que prejudica a sua saúde pela falta de sono é o cansaço. Primeiro começa com a falta de vontade de ir à academia, falta de concentração no trabalho e depois até atividades simples, como lavar a louça, parecem longas e cansativas. Além disso, noite mal dormidas fazem os músculos ficarem mais fracos e sem definição.

A falta de sono também envelhece a pele. Isso porque enquanto você dorme, seu organismo faz a renovação celular da pele e, assim, ajuda a fazer uma espécie de rejuvenescimento natural. Um dos hormônios mais importantes que se reproduzem quando o corpo está descansando, é a melanina. Ele é responsável por uniformizar o tom da pele, promover o aumento do colágeno e da elastina, que deixam seu rosto mais esticado e, também, adia o efeito de envelhecimento da pele.

Sem noites boas de sono, aparecem as rugas, as olheiras e muito cansaço no dia seguinte. Além disso, sua imunidade ficará mais fraca e as chances de você adoecer serão bem maiores. Por isso, a partir de hoje, repense sobre as suas horas de sono e tende descansar todas as noites!

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Escrito por Kika @blogdakika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

O que você achou? Vote

98320 points
Upvote Downvote

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

blank - Katy Perry consome cafeína para queimar gordura localizada!

Katy Perry consome cafeína para queimar gordura localizada!

blank - Saiba como Letícia Wiermann cuida da pele oleosa no inverno

Saiba como Letícia Wiermann cuida da pele oleosa no inverno