Seu Sono Não É Reparador? Saiba os Motivos!

Tenho escutado de cada vez mais gente que dormir não está sendo como costumava ser, que o sono não é reparador e que elas acordam mais cansadas do que quando foram dormir, como se um trator tivesse passado sobre elas.

Para essas pessoas, o dia de começa mal, já que, cansadas, elas não têm disposição para nada, e isso vai se acumulando e piorando a cada dia.

Mas o que causa isso? Bom, as causas são muitas e vão desde a privação do sono, já que dormimos cada vez menos para darmos conta de cada vez mais coisas, até problemas genéticos, deficiência na produção de melatonina, dentre outras coisas.

Independente das causas, os resultados são sempre os mesmos: baixo rendimento durante o dia, altos níveis de irritabilidade, variações de humor, deficiência de memória e de atenção, estresse e sonolência.

E o interessante é que, muitas vezes, dormir mais não é o bastante, pois a pessoa pode dormir horas seguidas, sem interrupções, e mesmo assim acordar se sentindo cansada. A princípio, o correto é que se procure um médico para analisar se existe algum problema no organismo que esteja causando isso. Afastada essa hipótese, é preciso fazer uma verdadeira mudança de hábitos, como os expostos abaixo.

CANSAO~1 (1)

1- Não Faça Atividade Física de Noite

A atividade física faz um bem danado para a saúde e isso todo mundo sabe, mas ela não deve ser feita em qualquer horário. O ideal é que o exercício físico seja feito logo pela manhã, ou, no máximo, até às 18 horas, para assim contribuir com a nossa disposição e energia.

Após esse horário ele não faz bem e atrapalha o sono, e isso tem muito a ver com o  nosso ciclo cicardiano. Para quem não sabe, o ciclo cicardiano está relacionado com a temperatura corporal, de modo que quando estamos com a temperatura mais fria, sentimos sono, e quando estamos com a temperatura mais quente, ficamos mais “despertas”, o que atrapalha o sono.

 2- Fique de Olho no Que Come!

Os alimentos que ingerimos também afetam o nosso sono, e uma prova disso é o café e o guaraná, que nos mantêm ligadas, já que são estimulantes. Alimentos estimulantes, ricos em cafeína, não devem ser consumidos no período noturno, e isso inclui chocolate, café e chá verde, por exemplo. Guarde esses alimentos para serem consumidos pela manhã, pois eles ajudam a despertar e ainda estimulam a memória. Alimentos pesados e gordurosos também não devem ser consumidos antes do dormir, pois eles são de difícil digestão e atrapalham o sono.

 3- Não Tente Enganar Seu Organismo!

Sabe aqueles cinco minutinhos a mais que a gente sempre quer? Pois é melhor não termos! Assim que o despertador tocar, pare de enrolar e levante, porque isso pode levar ao fracionamento do sono, o que não é nada bom par ao organismo, já que esse sono não e reparador e, pior, isso “ensina” o organismo a fracionar o sono, fazendo-o achar que isso é normal. Ou seja, “só mais cinco minutinhos” é tudo de pior!

Beijos

Ju Lopes

Seu Sono Não É Reparador? Saiba os Motivos!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.