Sono meu: durma bem para viver bem!

“Não tenho tempo”, “Não sinto sono”, “Meu organismo acostumou a não dormir muito”, “Para quê perder tempo dormindo?”, Amanhã eu descanso”… Essas são umas das muitas desculpas que rondam a vida de pessoas que sacrificam as horas de sono, ora por não acreditarem na sua real importância, ora por acharem que dormir é para os fracos, já que tempo é dinheiro, certo? Não amores, está totalmente errado. Esta linha de pensamento nos leva diretamente para uma vida cheia de deficiências hormonais, a um rosto repleto de marcas de expressão e a um risco grande de sermos acometidos por algumas doenças.

O momento do sono é precioso e insubstituível, é nessa hora que nosso organismo recarrega as baterias, nossa memória relembra todos os detalhes do dia, enfim, dormir só faz bem à saúde. É claro que não vale usar isso como argumento para dormir mais que a cama e se aproveitar da situação, mas dormir é regra para quem deseja uma vida saudável.

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Inúmeros estudos foram realizados sobre o assunto, li alguns que falavam sobre a ligação entre a concentração e a falta de sono, a pesquisa diz que pessoas que não dormem a quantidade de horas necessárias não conseguem realizar as tarefas mais simples do dia a dia com a mesma eficiência. A capacidade de concentração é totalmente afetada, por mais que não tenhamos colocado uma gota de álcool na boca, a sensação é que estamos enfrentando sintomas de ressaca.  A seguir você irá conhecer alguns fatos que podem levá-la a ver o momento do sono com outro olhos, com a devida importância que ele merece!

– Dormir é uma necessidade básica do ser humano, para comprovar tal afirmação, basta analisar o quantidade de horas médias que dormimos considerando todos os dias da vida, são aproximadamente 36% do tempo dormindo. Se descansar sobre uma cama não fosse tão importante, com certeza o número não seria tão considerável. Pense bem, se você tem uma vida agitada e corrida, seu corpo necessita de descanso, é neste momento que seu organismo renova as energias e acorda disposto para enfrentar mais um dia pela frente.

– A quantidade de horas de sono indicada sofreu alterações com o passar das décadas, nos anos 50, por exemplo, a média era de 8 horas, já nos dias atuais a média é de 6 à 5h. Pesquisam apontam que 6 horas de sono são o suficiente para repor as energias, mas essa questão é particular, pode variar de acordo com o organismo. Mas atente-se às horas de sono, principalmente se há histórico de obesidade em sua família ou se você está acima do peso, pesquisam afirmam que dormir apenas 5 horas ou menos por dia,  faz com que a pessoa tenha 50% de chances de se tornar obesa.

– Memória e sono são duas coisas que andam juntas e de mãos dadas. Se você tem uma qualidade de sono, com certeza a sua memória funciona muito bem, já que está comprovado que uma noite bem sucedida de sono aumenta até três vezes a capacidade de criar estrategias criativas para solucionar problemas corriqueiros. Em contra partida, ao dormir pouco a memória pode ser afetada negativamente, ou seja, ela fica fraca e deficiente.

– Se sente uma pessoa estressada, ou está sempre tensa? Isso pode ser um sintoma de poucas horas de sono. Ao dormir cinco horas ou menos, dois fatos maléficos podem aparecer, o primeiro se refere ao estado de estrese crônico, o outro está relacionado, diz respeito aos altos níveis de glicose no sangue. A glicose é uma ameça para quem está na luta contra o peso, além disso pode provocar disfunções metabólicas.

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– Dormir pouco influencia também na imunidade. Já reparou aquelas pessoas que sempre estão doentes, mal se recuperam de uma gripe e logo estão doentes de novo? Isso acontece porque a pessoas se torna mais propensa à doenças, infecções e inflamações.

– Quando o trabalho está atrasado ou você precisa entregar um trabalho da faculdade e precisa ficar acordado até altas horas da madrugada o que você faz? Provavelmente recorre ao café para controlar a vontade de dormir, mas o fato é que esta atitude incentiva o ganho de peso. Sim, enquanto o sono não vem a grelina, um dos hormônios da fome, é liberado no estômago fazendo  com que a vontade de comer apareça com vigor, principalmente alimentos como açúcares, carboidratos do mal e mais besteiras.

– Já recorreu à um cálice de vingo para dormir mais rápido? Se sim, saiba que esta atitude pode até te levar para a cama mais cedo, mas por outro lado, isso acontece de uma forma não natural. Induzir o sono com o álcool causa um efeito sedativo, dessa forma o organismo não consegue realizar seu trabalho noturno de maneira eficiente. As atividades cerebrais então, são as maiores prejudicadas. Dormir horas a fio e dormir com qualidade são duas coisas completamente opostas.

– Talvez você já tenha questionado a regra de dormir oito horas por dia e realmente faz sentido. Nem todos nós precisamos dormir oito horas por noite,  cada pessoa possui uma necessidade diferente, enquanto alguns ficam satisfeitos com seis horas, outros acordam de mal humor e irritados, esse é um sinal de que você precisa de mais tempo na cama.

E dormir bem, em que influencia?

Entre os benefícios do sonos podemos citar a alta capacidade de se concentrar, a atenção aguçada, aumenta a criatividade, torna a pessoa mais feliz, bem humorada, diminui os estresse, as atitudes impensadas e impulsivas, controla a raiva, diminui também as chances de se tornar um viciado em cigarros ou álcool, além de influenciar de forma positiva na capacidade de comunicação social.

Viver bem é o que realmente importa e, para ter qualidade de vida, é preciso dar o verdadeiro valor à hábitos importantes como o sono. Com as hora de sono adequadas, é possível ter a mente, o corpo e a alma saudáveis, assim você estará pronta para encarar os desafios do dia que está por vir  e viver o que de melhor a vida oferece. Sonhe com os anjos!

Sono meu: durma bem para viver bem!
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Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

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