Você consome vitamina D suficiente?

Sempre foi costume afirmar que a exposição ao sol é perigosa para o corpo e que pode causar câncer de pele, manchas, rugas, insolações e outros males. Mas, descobriram que além de benéfica, ela é também essencial para a saúde dos ossos e dentes, já que os raios solares são responsáveis por 90% da vitamina D que chega ao organismo. Os 10% restantes ficam por conta dos alimentos consumidos no dia a dia. Viu como existe uma grande diferença entre abusar do sol e tomá-lo na medida certa? Como tudo em excesso faz mal, é preciso saber dosar para obter resultados positivos!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A vitamina D, também conhecida como colecalciferol, é uma vitamina lipossolúvel que têm a responsabilidade de absorver o cálcio e o fósforo, logo após o corpo receber a luz solar. Como já se sabe, o cálcio é insubstituível e totalmente necessário no desenvolvimento dos ossos e dentes. A reposição deste mineral através de outros meios é possível, mas qual é o sentido de pagar por algo que a natureza te oferece gratuitamente? A utilização de outros métodos só é recomendada para idosos ou para pacientes que não podem se expor ao sol. Já para todo o resto dos mortais: é bom aproveitar enquanto podem!

Para as mulheres os benefícios são ainda maiores. A vitamina D é uma santa ajuda quando se trata da desagradável Tensão Pré-menstrual e da enxaqueca. E acredite se quiser, é comprovado que ela também ajuda a emagrecer, já que é eficaz no combate àquelas gordurinhas que a grande maioria de nós quer ver bem longe. Além de tudo isso, ela pode ser usada no tratamento de problemas mais graves que acometem as mulheres, como o mioma uterino. A osteoporose, que geralmente ataca os adultos, também é originada pela falta dessa vitamina. Nas crianças ela age na forma do raquitismo, e na fase adulta, pode ser diagnosticada quando aparecem sintomas como dores eventuais, falta de equilíbrio ou até mesmo um simples cansaço.

Pesquisas recentes mostram que ela também é importante na saúde do sistema imunológico, do cérebro e do coração. A vitamina D faz com que esses órgãos trabalhem em sintonia e de forma saudável. E também tem eficácia ao tratar e evitar doenças reumáticas, diabetes, infartos, derrames e alguns tipos de câncer.

Se exponha de maneira correta

A recomendação dos médicos é que a exposição de braços e pernas ocorra antes das 10 da manhã, com duração de 15 a 20 minutos. Repita isso três vezes por semana e não faça uso do protetor solar. Poucos minutos da sua semana podem fazer um bem enorme para a saúde do seu corpo.

Após este horário, é imprescindível a utilização do nosso fiel amigo, protetor solar. É importante ressaltar que produtos com FPS acima de 8 já agem como barreira na absorção da vitamina D pelo organismo. Pessoas com a pele negra precisam se expor ao sol por mais tempo ou em mais dias da semana. Isso porque a pele escura tem menor capacidade de absorção da vitamina.

Conheça os 10% restantes

Essa porcentagem fica por nossa conta. Ingerir alimentos que são fontes de vitamina D é superimportante para garantir todos os ganhos que ela oferece à saúde e são facilmente encontrados na geladeira de casa. Quando escolher os alimentos, observe que alguns deles têm uma quantidade mais considerável que outros. Como por exemplo, o salmão, que está no topo da lista, e dependendo do tamanho ingerido, excede a recomendação diária que é de 5 microgramas por dia de Vitamina D. Atum, sardinha enlatada, gema de ovo, bife de fígado, cogumelos e leite também são ricas fontes da vitamina do sol.

Você consome vitamina D suficiente?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Como melhorar a saúde bebendo água?
Os Melhores Exercícios Para Os Hipertensos
Tags: , , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.