Categories: Saúde

Você já cuidou do seu fígado hoje?

Mulherada, sejam sinceras: quem aqui lembra que tem um fígado? A não ser que já se tenha tido algum tipo de problema hepático, as pessoas não costumam se preocupar com ele – o maior e mais importante órgão interno do nosso corpo. O fígado desintoxica o organismo, barra a ação de fungos e bactérias que causam infecções e, ainda, produz a bile que dissolve gorduras. Trabalha… E trabalha muito!

E olha só: quando cultivamos sentimentos como a raiva, a irritação, a amargura e o ódio, o cérebro libera uma toxina que (como as outras toxinas) é processada no fígado. É responsável por aproximadamente cinco mil funções vitais, produzindo a grande maioria das substâncias essenciais para manter funcionando o resto do organismo. Mesmo com um poder de regeneração, as fibroses, pequenas lesões que vão se acumulando, não são possíveis de se regenerar assim tão fácil.

Elas vão enrijecendo o fígado, até chegar no seu grau mais alto, a cirrose. Isso vai deixando o fígado debilitado e, aos poucos, ele vai perdendo as suas funções. É aí, quando o fígado já está bem comprometido, que ele começa a pedir socorro e a gente passa a sentir alguns sintomas. O problema é que, muitas vezes, pode ser tarde demais. É isso que acontece nas hepatites crônicas: as pessoas estão infectadas com os vírus B e C há anos e não sentem nada. O vírus está lá, comprometendo o fígado, e a gente não tem sintoma algum.

No Brasil, a novidade que acaba de chegar é o Fibroscan, e a médica Monica Viana, diretora do Instituto Monica Viana, foi a primeira a fazer treinamento no exterior nesta nova tecnologia, que é rápida e indolor. O novo exame pode substituir a biópsia no fígado, e permite diagnosticar a fibrose no fígado com precisão semelhante a da biópsia. O exame é útil no acompanhamento de evolução de todas as doenças do fígado em especial as Hepatites B e C, além das cirroses por álcool, gordura no fígado e assim vai.

O exame capta as imagens do fígado por ultrassom, e também transmite uma onda de baixa frequência. A vibração se propaga e mede a elasticidade do tecido hepático. Quanto mais endurecido, mais veloz é a propagação da onda. O resultado sai em cinco minutos. Avaliar o grau de fibrose é crucial no tratamento de doenças do fígado. É isso que vai determinar o uso de um ou outro medicamento. É um avanço enorme. É possível que o exame substitua a biópsia hepática, não somente no diagnóstico, mas no acompanhamento das hepatites crônicas em futuro próximo. Ela é feita com a inserção de uma agulha para a retirada de um pedaço de tecido, o que aumenta o risco de sangramentos. Além disso, o fragmento colhido em biópsia pode não ser adequado para análise – que depende da interpretação do patologista.

Exames convencionais de imagem, como tomografia e ressonância magnética, são mais utilizados só nas fases avançadas da doença. A grande indicação é para pacientes com hepatite C que já estão diagnosticados. Pode ser útil para acompanhar o tratamento. As estimativas oficiais apontam três milhões de brasileiros infectados pela hepatite C – mas os médicos afirmam que essa população é subestimada. Quase a metade dos transplantes de fígado está relacionada à doença. O aparelho também poderá ser útil nos casos de cirrose por excesso de álcool ou nos pacientes que passaram por transplante hepático. Então, já pensou em procurar seu médico?

Você já cuidou do seu fígado hoje?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

1 semana atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás