Yacon: A Batata do Bem!

Antes de começar, explico o título do post: é que existe batata do bem, que é essa, e a batata do mal, que é a batata inglesa, que é uma tentação!

No post passado (Batata que Combate a Diabetes?) falei um pouco sobre a yacon, uma “batata andina” que ganhou fama anos atrás por, supostamente, controlar os níveis de açúcar no sangue. Bom, se a eficácia da yacon no controle da diabetes é controversa, a conversa muda de tom quando se trata dos poderes que ela tem de manter o intestino protegido de inflamações.

Estudos realizados na Universidade Estadual de Campinas, aqui no Brasil,  investigaram o poder do yacon no combate a colite , já que ele é rico em açucares não digeríveis, que são os fruto-oligossacarídeos ou oligofrutoses, conhecidos pela sigla FOS. O fato é que os  FOS são “comida” de bactérias do bem que “moram” no nosso ambientes intestinal e que ajudam nas nossas defesas, ou, pra simplificar, bactérias que agem como prebióticos.

Os estudos foram feitos com cobaias (roedores), e houve a suplementação de uma espécie de farinha de yacon, e chegou-se a conclusão de que os prebióticos dessa batata levam ao aumento  do IgA (imunoglobulina intestinal), que é uma proteína que atua na defesa da área (é tipo um goleiro, que não deixa a bola passar), reduzindo o desenvolvimento dos sintomas da colite.

yacon

Além disso, os FOS do yacon agem estimulando o crescimento, bem como a atividade,   de bifidobactérias  que proporcionam inúmeros benefícios ao intestino, dentre os quais a redução de bichinhos patogênicos nem um pouco bonzinhos que teimam em permanecer na área. O que acontece é que, ao chegar no colon, os FOS são degradados por algumas bactérias que atuam na produção de ácidos graxos e mais algumas outras substâncias que  ajudam a regular o trato gastrointestinal, a melhorar o metabolismo da gordura e, de quebra, reduzir a síntese de triglicerídeos.

 No mais, vale lembrar que os FOS andam junto com  a inulina, que, no organismo, desempenha o papel de fibra alimentar solúvel e, além disso, apresenta um teor calórico menor que muitos outros carboidratos complexos. É, enquanto a inulina tem aproximadamente 1 caloria por grama, as demais apresentam até 4 calorias, o que é bem diferente né?

O baixo teor calórico, aliás,  é muito interessante para quem deseja controlar ou mesmo perder peso, assim como o fato de não provocar picos glicêmicos e ser rica em água

Não se convenceu ainda? Então vou logo abrir o jogo: a batata  dos andes é do bem porque não engorda, faz bem pro intestino, aumenta as nossas defesas, acelera o trânsito intestinal, reduz a capacidade de absorção do colesterol, ajuda na assimilação de vários nutrientes e melhora o humor!

Se animou agora? Mas vá com calma, pois em excesso ela pode causar alterações gastrointestinais como a diarreia, por exemplo.

Apesar de não ser (ainda) muito popular aqui no Brasil, nas grandes cidades já é possível encontrar o Yacon tanto nos mercados públicos quanto nas lojas de produtos naturais. Pra quem não se adapta bem ao sabor dessa batata com gosto de fruta,  existem os “chips” de yacon, que são fatias da batata assada, essa sim facilmente encontradas!

Beijos

Ju Lopes

Yacon: A Batata do Bem!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.