Oi Meninas!!
Todo mundo tem alguma insatisfação em relação a si mesmo, né? Reclamamos de nossos defeitos, nosso corpo, cabelo, nossos erros e escolhas. Diante de tantas coisas que nos incomodam, às vezes nos sentimentos infelizes e ficamos ali, remoendo e reclamando, e nem sempre fazemos algo para mudar a situação.
Na verdade, o primeiro passo para a mudança é aceitar quem somos, da forma como somos. Se aceitar não é ficar relaxada, deixar de se cuidar ou achar que você é assim mesmo e que não precisa mudar, que os outros que precisam se adaptar ao seu jeito e aprender a lidar com seus defeitos. A mudança está relacionada com o crescimento, com a evolução, por isso, quando optamos por mudar, estamos indo em busca de uma vida realizada e feliz.
Quando você se aceita e aprende a se amar, você começa a valorizar seus pontos fortes, a se ver como alguém capaz de conquistar algo, passa a buscar o melhor caminho para superar tudo que lhe incomoda, tendo consciência dos seus próprios limites.
Digo limites por que todos nós temos nossas limitações e devemos saber até que ponto podemos ir por determinada coisa. Detectar e reconhecer nossos limites é um verdadeiro ato de coragem, pois estaremos reconhecendo também nossas fraquezas, falhas e inseguranças, abrindo espaço para as mudanças e para novos aprendizados.
Outro passo muito importante é parar de se preocupar com as expectativas alheias, com o que vão achar e pensar a respeito de nós, pois quando nos fixamos nisso, passamos a viver para nos encaixar nas expectativas dos outros e não no que somos e queremos para nós mesmos. Se pararmos de se preocupar com o julgamento alheio, estaremos gastando nossas energias para nosso próprio desenvolvimento.
A realização é viver em paz consigo, é aceitar quem você é, aceitar seus defeitos, erros, fraquezas, é elaborar o seu passado e seguir em frente. Quem entende isso, entende também que não precisamos provar nada para ninguém, que aceitando quem somos desenvolvemos força para enfrentar qualquer coisa, para nos mantermos firmes e ao mesmo tempo saber a hora certa de ceder, e reconhecer quando estamos no caminho errado, buscando outras possibilidades.
É tão bom ser livre e não precisar manter as aparências! É tão bom sermos nós mesmos, nos conhecer, saber nossos limites e nossas fragilidades! Quando encaramos o que não gostamos em nós, desenvolvemos humildade e franqueza, nos tornamos seres humanos maduros e melhores. Então, meninas, vamos aprender a aceitar quem somos, nos amar, nos valorizar e encontrar a felicidade plena e verdadeira!
Beijos!!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)