Pilates: O Que é E O que Proporciona?
O pilates tem por base os princípios criados por Joseph H. Pilates associado a conceitos criados por outros estudiosos que trabalhavam com técnicas de conscientização corporal e controle motor.
Essa técnica consiste em uma série de exercícios feitas em equipamentos específicos ou no “solo”, com o intuito de trabalhar de maneira harmoniosa todos os músculos corporais. Vale ressaltar que os exercícios são graduados levando em conta a capacidade física de cada pessoa, bem como suas possíveis restrições a determinados movimentos.
O intuito do pilates é, pois, deixar os músculos fortes e flexíveis, para manterem-se saudáveis e resistentes. Assim, a técnica fortalece os músculos que estejam fracos, gera um aumento na mobilidade das articulações e alonga músculos encurtados, além de focar no alinhamento postural e no exercício sem pressa e de forma controlada, para evitar quadros de estresse.
Os benefícios gerais do pilates englobam alongamento, controle corporal, aumento da resistência física, aumento da resistência mental, correção da postura, aumento da força muscular, aumento da flexibilidade, aumento do tônus, alívio da tensão e das dores crônicas, melhora na coordenação motora, fortalecimento dos órgãos internos, aumento da concentração, melhora na mobilidade das articulações, relaxamento, estimulação do sistema circulatório e estímulo da oxigenação do sangue.
Pilates na Terceira Idade: Benefícios
Para os pacientes da terceira idade (super me encaixo nessa categoria, porque segundo a minha vizinha de 10 anos eu sou uma velha caquética praticamente), os benefícios do pilates são inúmeros, e vão bem além do alívio das dores “da idade”, melhorando o estado de animo e a autoestima. Eles passam a ter uma maior percepção dos movimentos, um maior equilíbrio, mais fortalecimento muscular, mais flexibilidade, alívio no estresse e na apatia, dentre outros.
Contudo, o fato de, a partir das aulas, conseguir fazer movimentos que antes não conseguia, e socializar mais, faz muito bem para a autoestima das pessoas nessa faixa etária, que costumam reclamar (com toda a razão), da solidão e da limitação dos movimentos.
Além disso, o aumento do equilíbrio corporal, que vai se deteriorando com a idade, é um avanço importante para essas pessoas. E o melhor é que todos esses benefícios são proporcionados sem nenhum risco de lesão corporal, já que o pilates não causa dores musculares e possui uma grande margem de segurança.
Nessa fase da vida, é comum que a “rigidez” surja, e ela está relacionada não só com a idade, mas também com a forma como o corpo foi cuidado ao longo de toda a vida. É importante, não importa a idade, termos boa capacidade de movimento e flexibilidade corporal, além de força muscular, o que garante a nossa capacidade funcional e evita o comprometimento das articulações, reduzindo os riscos de processos degenerativos relacionados.
O pilates age justamente nisso, e trabalha o corpo como um todo, de forma integral, sendo muito indicado para indivíduos na terceira idade justamente para melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, a mobilidade corporal e a autoestima, que vem “de brinde”.
Beijos
Ju Lopes