Já que o “furdunço” tá armado e o circo tá pegando fogo, vamos falar mais sobre alisamento, certo?
Pra deixar as coisas bemmm claras, vamos esclarecer o seguinte: para alisar, tem que ter química. Se diz que não tem química, mas alisa, tem formol. Não, não existe, até hoje, nenhum método sem química que alise os cabelos.PONTO.
É preciso deixar isso muito claro, porque para alisar o cabelo é preciso modificar a estrutura dos fios, e isso não é feito com frutas, com chocolate, com quiabo, com argila ou com qualquer outra substância natural.
Para alisar os fios, modifica-se a estrutura do cabelo. Isso acontece através do princípio alisante, que penetra no fio, atravessa a cutícula e chega no córtex, que é onde se encontra a queratina.
Quando chega no córtex, as moléculas de queratina se ligam e nas chamadas pontes de enxofre. O que o alisante faz é soltar essas pontes de enxofre pra que elas se unam de forma diferente. Assim, o que era cacheado/ondulado, torna-se liso, claro que com a ajuda da chapinha.
Então, aminoácidos não alisam os cabelos, queratina não alisa o cabelo, assim como todas as substâncias ditas naturais.As substâncias que realmente alisam os fios são: formol, tioglicolato, hidroxido ou guanidina, e quem diz isso são engenheiros químicos que trabalham na área, assim como tricologistas.
Dessa forma, é muito mais coerente recorrer ao tioglicolato, ao hidróxido e a guanidina, que são muito mais seguras e realmente alisam os fios. A questão é que já existe um preconceito enorme com essas substâncias, pois muita gente acha que elas servem somente para cabelos afros, e que “cabelo bom” não “socializa” com essas substâncias, o que não passa de desinformação.
Enfim, milagres não existem, assim como alisamento sem química. E se o profissional diz que não tem química na tal da escova, mas ela alisa os fios, podem ter certeza que eles estão sendo batizadas.
Beijos
Ju
[email protected] /https://www.facebook.com/JuLopesPE