Oi Meninas,
Muitas de nós sofremos com as insatisfações em relação a nós mesmas e nem sempre nos colocamos em primeiro lugar. Para quem costuma ceder sempre e que não sabe dizer NÃO, está na hora de começar a lutar por sua própria satisfação pessoal, desenvolvendo a habilidade de ser assertiva.
Quando você aprende a dizer NÃO (MAIS AQUI) e a respeitar a si mesma, seus sentimentos, desejos e sonhos, as pessoas ao seu redor também começam a te perceber com outros olhos e passam a te valorizar por quem você é e não pelo que você pode fazer por elas.
É claro que o mundo está cheio de pessoas interesseiras e manipuladoras, que não tem escrúpulos e monta mesmo nas contas das pessoas vulneráveis, que não sabem dizer não ou que não conseguem expressar e defender suas opiniões. Por isso, aprender a se amar, a se expressar e a se respeitar é também um modo de encarar melhor a crueldade do mundo.
Então, para sobreviver nesse mundo, é preciso sermos assertivas, ou seja, aprender a ser firme em nossas decisões, declarando e expondo nossos interesses, desejos, sentimentos e pensamentos de forma clara e sem máscaras, na hora certa, sem receio, sem magoar e sem culpa. Mas não confunda assertividade com agressividade: se você tem algo desagradável ou alguma crítica, escolha um momento ideal para falar, de modo que suas atitudes não provoquem conflitos desnecessários.
A pessoa agressiva fala sem pensar, sem cuidado nenhum e acaba humilhando ou magoando os outros, gerando situações constrangedoras que podem fazer com que as pessoas se afastem dela. Então, cuidado com ironias, palavras maldosas, gestos hostis, palavras rudes e grossas: para se expressar e defender seus interesses não precisa magoar, gritar, xingar, constranger ou ser grossa com alguém.
Muitas vezes não queremos nos expressar ou dizer não para alguém pois temos receio de parecer egoísta, rude, mal educada e chata, lutando por uma imagem de boazinha e generosa quando na verdade você está sabotando o seu próprio crescimento. Então, para que você consiga expressar sua opinião sem medo da rejeição, você precisa primeiro se compreender, se aceitar e reconhecer quais são seus limites e potenciais, deixando de depender da aprovação alheia e passando a viver de forma mais autêntica e fiel a você mesma.
É claro que todas nós queremos ser respeitadas, valorizadas e obedecidas, mas é preciso que sejamos honestas, sinceras, responsáveis e fiéis a nós mesmas, desenvolvendo confiança e segurança, aprendendo a saber quem realmente somos e a lidar com nossos defeitos. Ser boazinha, generosa e ajudar o próximo é muito bom, mas se isso significa passar por cima dos seus interesses e sentimentos, então é algo que não dá para fazer. Como ser feliz se você mesma se anula em função do outro e se coloca em segundo lugar? Não dá, né?
Então, aprender a ser assertiva faz com que você respeite a si mesma, melhorando todos os aspectos da sua vida e suas relações, exercitando seus direitos e sua liberdade sem atingir a do próximo. Quando você é honesta com si mesma e fala sempre a verdade sobre o que está sentindo e pensando, as pessoas passam a respeitar você de uma forma muito mais sincera e duradoura. E lembre-se: não é necessário expressar tudo que você sente e pensa, a toda hora e a qualquer momento. Aprenda a ficar calada, a detectar a hora certa de falar e, PRINCIPALMENTE, aprenda COMO falar sem magoar a outra pessoa, assim você estará se preservando e construindo melhores relações.
Beijos!
Amanda ([email protected])