A acne é uma dermatose crônica que se caracteriza por um conjunto de lesões causadas pelos comedões , espinhas, nódulos e cicatrizes, que surgem por causa de uma disfunção gerada por uma produção exagerada de sebo. Essa produção exagerada de sebo propicia o acúmulo e a obstrução das glândulas pilossebáceas que acaba por originar uma colonização de bactérias que leva a inflamação da pele
Trata-se de uma doença que atinge, predominantemente, adolescentes, mas que pode aparecer em qualquer idade. Hoje é muito comum que pessoas com mais de 25 apresentem acne, que é chamada acne tardia, mesmo quando não tiveram uma espinha sequer na adolescência.
São inúmeros os fatores que influenciam o surgimento e a gravidade da acne, mas sabe-se que os fatores hormonais são os maiores responsáveis pelo aparecimento da doença. Além dos fatores hormonais e hereditários, a acne pode ser causada pelo stress, pela baixa resistência do organismo, anabolizantes, cosméticos e maquiagens gordurosos, dentre outros.
A classificação clínica da doença divide-se em acne inflamatória e não inflamatória, sendo que os graus podem ser divididos em 5. A acne de grau I é não-inflamatória e caracteriza-se pela presença de comedões. A partir do grau II toda acne é inflamatória, sendo que nesse intervalo de graduação podem aparecer dede lesões pápulo-pustulosas ( grau II) até nódulos, cistos (grau III), abscessos, fístulas ( grau IV) e até manifestações sistêmicas como a febre ( grau V).
Após p grau da doença ser identificado por um dermatologista, é hora de avaliar dentre os tratamentos existentes qual ou quais se adaptam a cada caso. Os tratamentos para a acne podem ser tópicos, sistémicos e cirúrgico.
A rotina de cuidados com a pele acnéica incluem sabonetes à base de substancias antibactericidas e desengordurantes (como o enxofre, a argila e o ácido salicílico, dentre outros), loções adstringentes contendo substâncias antibióticas e que regulem a produção de sebo, ácido retinóico, ácido glicólico, ácido azeláico, peróxido de benzoila, adapaleno, isotretinoina, antibióticos e antiandrógenos.
É aconselhável usar somente produtos livres de óleo, lavar as áreas afetadas duas vezes ao dia e controlar a ingestão de alimentos de alto índice glicémico pois eles elevam o nível de açúcar no sangue e estimulam a produção exacerbada de insulina, o que leva a uma maior produção de hormônios androgênicos que favorecem a aparecimento da acne.
Dentre os tratamentos disponíveis a isotretinoína é a única que produz resultados permanentes, entretanto algumas pessoas não toleram o medicamento e outras não aceitam se submeter ao tratamento por conta dos efeitos colaterais que resultam do seu uso.
Aos poucos irei falando aqui sobre cada tratamento disponível mas aconselho que quem tem acne procure um dermatologista antes que a doença evolua, tá?
Beijos
Ju