in

Benefícios do Colágeno para a Pele e os Cabelos

O uso do colágeno para tratar pele e cabelos é muito difundido, já que apresenta excelentes resultados. Quem quer pele jovem, viçosa e tratada, bem como fios sedosos e unhas fortes, deve investir pesado no colágeno!

Produtos à Base de Colágeno Para a Pele

O colágeno molecular (colágeno nativo) é conhecido como um potente agente de retenção da umidade, sendo, por isso, muito utilizado em produtos para a pele, já que pode, ainda, ser utilizado em qualquer tipo de pele.

Estudos comprovaram que o colágeno consegue aumentar a retenção hídrica e, consequentemente, a hidratação da pele, além de melhorar a sua textura, reduzir as linhas  de expressão e evitar o seu aparecimento precoce ou agravamento.

Mas, engana-se que o colágeno é usado somente em produtos para a pele do rosto. Devido a sua ação protetora e hidratante, utiliza-se bastante o colágeno em géis específicos para banhos com o intuito de reduzir irritações e evitar que a pele fique áspera e ressecada.

Atua como adjuvante no fortalecimento dos vasos sanguíneos, o que evita a formação das varizes, restaura a elasticidade da pele, melhora a reestruturação dos tecidos, aumenta a tonicidade muscular, tem ação anti-flacidez, é hidratante, nutritivo e forma um filme que reduz a perda hídrica.

colageno-o-segredo-da-pele-perfeita-13-1072

Colágeno e os Cuidados com os Cabelos

Muitos produtos para cabelos, sobretudo os reconstrutores, contém colágeno na composição, e a razão é simples: colágeno é proteína e cabelo é formado, basicamente, por proteína, assim, quando há perda proteica o colágeno pode ser de grande ajuda.

Como possui afinidade com a queratina, torna-se ainda mais valioso no tratamento dos cabelos, sobretudo em casos onde os fios passaram por químicas como descolorações, colorações, alisamentos, relaxamentos e escovas diversas, já que o colágeno protege a estrutura capilar. Além disso, forma um filme ao redor do fio, aumentando o brilho e a maciez.

Sabe-se, ainda, que a inclusão do colágeno em tinturas capilares permite uma melhor absorção dos pigmentos, o que resulta em uma cor mais intensa e uniforme.

O colágeno é formado por inúmeros aminoácidos e ativos essenciais para a saúde dos fios, como a treonina, a serina, a prolina,  o ácido glutâmico, a glicina, a alanina, a cistina, a valina, a metionina,  a isoleucina, a leucina, a tirosina, a fenilalanina, a histidina, a lisina, a arginina, a hidroxiprolina e a hidrolixilisina, sendo indicado como protetor capilar.

Muitos produtos para pele, unhas e cabelos contam com colágeno na sua composição, mas, para ser mais prático e fazer “tudo de uma vez”, o ideal é  investir nos alimentos ricos em colágeno e, caso tenha indicação médica, na suplementação.

Para tornar o processo mais eficaz, deve-se, também, consumir alimentos ricos em vitamina C, que é essencial para a síntese de colágeno. Assim, o melhor é usar o colágeno hidrolisado misturado no suco de laranja, de acerola, de goiaba, de limão, de acerola ou de tangerina, por exemplo.

Pra quem reclama que os suplementos de colágeno são caros, a dica é ir em casa de produtos naturais e comprar a versão em pó, que são mais baratas que as versões em cápsulas!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Colágeno é Bom Mesmo?

Porque Não Retirar As Cutículas?