Quando a idade começa a “pesar” e os nossos cuidados com pele se intensificam, é comum, no desespero para parar o envelhecimento iminente, se jogar em vários “creminhos”. É creme para área dos olhos, da boca, do bigode chinês, para testa… Mas e creme para o pescoço, você usa? Pois deveria e já!
Mãos, pescoço e orelhas (sim!) denunciam a idade muito mais que qualquer outra parte do rosto ou do corpo, já que são áreas muito mais expostas a todo tipo de agressão.
E, olha, cuidar do pescoço é simples: basta hidratar e proteger! Tem coisa mais fácil que isso? Pois então vamos aos truques básicos que todas nós devemos saber!
1- Assim como você limpa a pele do rosto, tem que limpar a do pescoço também. Lave a região com um sabonete indicado para o seu tipo de pele ao menos duas vezes ao dia. Em seguida, use um hidratante, de preferência com ativos firmadores e que estimulem a produção de colágeno e de elastina e, por último, o filtro solar.
2- Ao lavar a região do pescoço, opte pela água fria ou em temperatura ambiente, já que a água quente acaba sensibilizando a pele e produzindo ainda mais oleosidade, por causa do efeito rebote.
3- A pele deve ser seca com uma toalha limpa e os cremes devem ser aplicados da mesma forma que são aplicados os cremes faciais: de dentro para fora e de baixo para cima, pois isso ajuda a ativar a circulação e também a manter a pele mais firme.
4- Um passo muito importante nos cuidados com o pescoço é a esfoliação, que quase ninguém faz! Ela ajuda a remover as células mortas, a deixar a pele mais lisinha e macia e, de quebra, melhora a absorção dos cremes de tratamento. É preciso escolher esfoliantes mais suaves, com grânulos menores, para não sensibilizar a região. Quanto à periodicidade, não existe regra, pois para cada pele vale uma coisa diferente, mas, de modo geral, a esfoliação é semanal, exceto para as meninas de peles sensíveis, que devem dar uma pausa maior.
5- Muita gente pergunta se pode usar ácidos no pescoço e a resposta é sim, desde que em concentrações mais baixas, para não irritar a região. Os ácidos, sobretudo o retinoico, são importantes, pois estimulam a produção de colágeno, o que previne a flacidez.
6- Quando a pele do pescoço já está com muitas rugas, manchas e linhas, o melhor é optar por algum tratamento mais potente, como o laser ou a luz pulsada.
7- Outro cuidado importante diz respeito À postura, que pode influenciar no aparecimento de rugas. Portanto, mantenha a postura ereta, o queixo projetado para frente e a mandíbula reta para evitar as rugas e as dobrinhas.
8- Essa região costuma ser bem sensível e, sobretudo no calor, é melhor evitar o uso de perfumes e bijuterias, que podem desencadear dermatites de contato e brotoejas. Caso a região fique irritada, use água termal para aliviar e suspenda o uso, tanto do perfume, quanto dos colares/correntes até que melhore.
Beijos
Ju Lopes